O início de 2023 pode trazer oportunidades para quem está procurando um emprego ou quer migrar de área, fazer uma transição de carreira… Mas quais seriam as principais vagas abertas?
Não é novidade que a área de tecnologia é uma das mais aquecidas na atualidade. De acordo com uma pesquisa realizada pela Robert Half (2022), uma das empresas de RH mais respeitadas do mundo, as empresas que lideram as buscas por profissionais de Tecnologia da Informação são da área de mercado financeiro, varejo, logística, além das startups e das empresas com foco em tecnologia, como software house, cloud, infraestrutura etc. Nelas, as vagas mais procuradas concentram-se em desenvolvedor front-end (sênior); desenvolvedor full stack (pleno e sênior); tech lead; desenvolvedor back-end (pleno e sênior); product owner etc.
Saindo um pouco da área de tecnologia, temos outras que também estão aquecidas, como agronegócio, logística e infraestrutura. Nessas, as vagas mais solicitadas são do setor contábil/fiscal, tesouraria, planejamento financeiro etc., muitas voltadas para áreas financeiras das empresas. Além disso, são requisitadas duas principais habilidades dos profissionais: técnicas (conhecimento em automatização de processos, Excel e BI, modelagem financeira, ERP, entre outros) e comportamentais (flexibilidade, adaptabilidade, dinamismo, resiliência e boa comunicação).
Por outro lado, os profissionais também possuem algumas preferências e estão em busca, principalmente, da oportunidade de poder trabalhar de modo remoto. De acordo com o mesmo relatório da empresa, 43% dos profissionais tratam essa flexibilidade de trabalho como a principal busca por um novo emprego, sendo que 77% a enxergam como um modelo de trabalho e não mais como benefício. Os dados são corroborados por outra pesquisa realizada pelo Instituto de Negócios da IBM (2022), segundo a qual 35% dos mais de 16 mil profissionais entrevistados disseram que nem cogitam se candidatar para uma vaga que não ofereça pelo menos uma oportunidade híbrida, ou seja, uma parte presencial e outra remota.
Por fim, independente se esteja tentando uma recolocação no mercado, mudar de empresa ou fazer uma transição de carreira, a melhor solução possível é nunca deixar de se capacitar. A busca por conhecimento, seja ele técnico ou comportamental, trará benefícios não somente para a empresa atual (ou futura) em que você trabalha (ou irá trabalhar), mas, principalmente, para você, uma vez que o crescimento pessoal e intelectual passa a ser muito validado na contemporaneidade, daí a necessidade de nunca deixar de estudar e buscar novos conhecimentos.

Manpower and human resource planning
Prof. Me. Emerson Aparecido Mouco Junior
[email protected]
Docente da Fatec Jales - [email protected]

Comments are closed.