Por muito tempo, as habilidades técnicas eram essenciais ao mercado da informática e, quase sempre, o fator diferencial para a contratação das pessoas na área. Essa exigência, inclusive, foi responsável por instaurar alguns estereótipos na sociedade sobre esses profissionais. Os programadores, por exemplo, eram quase sempre considerados pessoas introvertidas e tímidas. E esse julgamento foi quase que unânime na sociedade por muito tempo.
Porém, se compararmos os primórdios desse cenário com os dias atuais, é perceptível que esse padrão vem mudando. A pandemia acelerou o processo de digitalização das empresas, levando a um grande crescimento da área de Tecnologia da Informação (TI) e, consequentemente, da contratação de profissionais, para atuar até mesmo em novos setores. Nesse cenário, ter o conhecimento técnico é importante, mas as exigências vão além.
Hoje, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como comunicação, proatividade, trabalho em equipe e empatia, chamadas de soft skills, são essenciais na área de Tecnologia da Informação (TI). Os diversos projetos desenvolvidos para as empresas, até mesmo os mais simples, como blogs e aplicativos, demandam de uma equipe relativamente grande para o seu gerenciamento. Existem até padrões de desenvolvimento que dão o foco prioritário na comunicação entre empresa e cliente. Sem as habilidades citadas acima, é praticamente impossível ter uma boa gestão deles.
Segundo Kate Morgan, em matéria publicada em 2022 pela BBC News Brasil, o mundo do trabalho já não é mais o mesmo e as empresas estão considerando cada vez mais habilidades além das técnicas. Saber utilizar um software específico é um conhecimento técnico; saber analisar diferentes pacotes e descobrir qual a empresa deve usar envolve pensamento crítico, que é também uma soft skill, para Morgan.
A valorização das habilidades comportamentais também foi constatada em Jales e região. Em 2020, a Fatec Professor José Camargo- Fatec Jales realizou um estudo com 11 empresas de tecnologia para traçar o perfil do profissional de TI que se busca hoje. Grande parte delas citou trabalho em equipe, bom relacionamento interpessoal, motivação e proatividade como requisitos indispensáveis no momento da contratação. E foi justamente a falta dessas habilidades o principal motivo de desligamento do profissional da empresa apontado.
Logo, conclui-se que o desenvolvimento das soft skills é indispensável para o bom profissional de TI. O mercado não dá mais espaço para o individualismo presente no seu início. A comunicação, por exemplo, é a ponte que liga as diversas fontes de conhecimento a um ambiente de trabalho saudável, confortável e, acima de tudo, produtivo para todos os colaboradores.

Gustavo dos Santos Tavares da Silva
estudante do 2º semestre de Tecnologia em Sistemas para Internet

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