Josiane Bomfim

A 40ª Romaria Diocesana de Jales aconteceu no domingo, dia 18 de agosto, e teve como lema “Em Cristo, construímos amizade verdadeira”. O encontro regional de fé contou com a presença de 45 municípios e comemorou o aniversário de 64 anos de instalação da Diocese de Jales e também da padroeira Nossa Senhora da Assunção, que transcorreu no dia 15 de agosto.

A celebração foi presidida pelo bispo diocesano de Jales, Dom Reginaldo Andrietta, concelebrada por todos os padres da Diocese e pelo bispo emérito, Dom Demétrio Valentini.

ROMEIROS

Fiéis começaram os trajetos no sábado (17) e domingo (18) de manhã, antes de acompanharem a caminhada com a Romaria. A 7ª Caminhada da Fé reuniu mais de 200 participantes, saindo de Rubinéia na sexta-feira, dia 16 de agosto, percorrendo aproximadamente 70 quilômetros até chegada no domingo em Jales. Houve também grupos de vários outros pontos da Diocese, saindo de Vitória Brasil, Fernandópolis, Urânia, Santa Salete e Palmeira D’Oeste, entre outras cidades.

A continuidade de um trabalho

Durante a Romaria Diocesana foi realizada a apresentação pública do projeto de reforma da Catedral Nossa Senhora da Assunção, que em 2025 completará 50 anos.

Um telão foi montado para que os fiéis pudessem recordar a história da Catedral e conhecer os detalhes do que está sendo planejado.

Reprodução do projeto da reforma da Catedral Nossa Senhora da Assunção

Os arquitetos Oswaldo Polizio Júnior (Vadinho) e o filho Heitor Polizio serão os responsáveis por planejar e desenhar a arquitetura do projeto.

Em conversa com a equipe do J.J. Vadinho disse que “o cuidado foi não descaracterizar o projeto original da Catedral; implantamos um Cruzeiro em frente para identificar melhor, tendo como base uma proteção para embarque e desembarque, assim facilitando a acessibilidade. A cobertura também receberá alguns ajustes”.

Vale ressaltar que a atual Catedral foi construída pelo saudoso Osvaldo Polizio e, agora, seu filho e neto darão continuidade na história profissional da família.

A reforma deve incluir a construção de uma torre, nova entrada e telhado, ampliação da estrutura de acolhida com novos banheiros e berçário. O Escritório e a Livraria também vão ganhar novas instalações.

O Pe. Junior Lucato, pároco da Catedral, reforçou que a obra fará parte das comemorações do Ano Jubilar da Catedral: “no coração de Jales, no coração de nossa Diocese, a Catedral é a presença de Deus e Maria da Assunção, por isso todo o nosso cuidado com a Casa da Mãe”.

Oswaldo Polizio Júnior (Vadinho) e o filho Heitor estão à frente do projeto de reforma da Catedral

Comments are closed.