É domingo de clássico entre Santos e Palmeiras, a partir das 16h, na Vila Belmiro, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em uma das maiores rivalidades do futebol paulista nos últimos anos, Peixe e Verdão vão a campo em busca da afirmação no torneio nacional e não há favorito para a partida de hoje.
Invicto no Brasileirão, o Santos terá o apoio do torcedor que vai lotar as arquibancadas e tem totais condições de sair com a vitória, mesmo com um time inferior tecnicamente ao adversário. A tendência é que o Alvinegro Praiano busque sufocar o Verdão, principalmente nos primeiros minutos de jogo, com alta intensidade.
Classificado para as oitavas de final da Copa Sul-Americana, o técnico argentino Fabián Bustos conta com o retorno do zagueiro Maicon, do volante Rodrigo Fernández e do atacante Léo Baptistão. Em contrapartida, o talentoso jovem Ângelo deve ser desfalque mais uma vez por conta de lesão muscular.
A principal dúvida na escalação do Santos é em relação ao esquema tático. O mais provável é a utilização do 4-3-3, mas também não está descartado a entrada de mais um volante no meio-campo ou até mais um zagueiro, com o objetivo de surpreender o adversário e voltar a vencer o time da capital, o que não acontece desde 2019.
Garantido nas oitavas de final da Libertadores com 100% de aproveitamento, o Palmeiras chega embalado para enfrentar o Santos e busca conquistar os três pontos na Vila Belmiro. Com um dos melhores elencos da América do Sul, o Verdão tem totais condições de sair vitorioso, mas precisa tomar cuidado com a bem treinada equipe do Peixe.
Para o duelo decisivo, o técnico Abel Ferreira não conta com os titulares Weverton e Danilo, além do zagueiro Kuscevic – normalmente opção no banco de reservas. Todos foram convocados para as suas respectivas seleções nacionais. Diagnosticado com Covid-19 na última semana, o meia Raphael Veiga ainda é dúvida para o jogo.
No gol, Marcelo Lomba deve ser o titular, enquanto Gabriel Menino aparece como opção para formar dupla de volantes ao lado de Zé Rafael no meio-campo. Mais avançado, a tendência é que Gustavo Scarpa seja o responsável pela armação de jogadas se Veiga não atuar. A dúvida é se o Verdão entra em campo com dois meias avançados ou três atacantes.
Assim como ocorreu no clássico paulista do último final de semana, o equilíbrio deve prevalecer no duelo entre Santos e Palmeiras. Atuando na Vila Belmiro, o Peixe cresce muito ao lado do seu torcedor, enquanto o Palmeiras é um time experiente e preparado para jogos decisivos. A disputa será quente nos 90 minutos.
- Eduardo Martins (jalesense, jornalista com formação na PUC-Campinas)