A vitória do Brasil por 2 a 0 diante da Sérvia, na estreia na Copa do Mundo 2022, provou que a equipe comandada por Tite está super preparada para ir com tudo em busca do inédito hexacampeonato mundial.
Em atuação coletiva de altíssimo nível, a Seleção Brasileira não deu chances ao bom time sérvio desde o primeiro minuto de jogo, dominou o adversário, pressionou e contou com atuação brilhante da dupla Vinicius Junior e Richarlison.
Estreantes em Copa do Mundo, os supertalentosos atacantes brasileiros não se intimidaram. Vinicius se movimentou muito durante todo o jogo, partiu para cima dos adversários, driblou, criou diversas oportunidades e participou diretamente dos dois gols.
Dois gols, inclusive, que foram marcados por Richarlison. No primeiro, o camisa 9 aproveitou o rebote do goleiro Vanja Milinkovic-Savic após ótima finalização de Vinicius Junior. No segundo, o atacante recebeu passe açucarado do camisa 20 e marcou um golaço de voleio que encantou os mais de 80 mil torcedores presentes no estádio Lusail, no Catar.
Neymar também foi fundamental para a primeira vitória brasileira na Copa do Mundo. Caçado pelos marcadores da Sérvia, o craque brasileiro sofreu diversas faltas duras, não brilhou, mas mesmo assim não se intimidou e fez linda jogada até a bola chegar em Vinicius Junior no lance do primeiro gol da Seleção. Neymar se movimentou, buscou jogo o tempo todo e cumpriu o papel de um grande craque.
A atuação da defesa brasileira mais uma vez merece aplausos. No gol, Alisson sequer sujou a roupa graças a mais uma belíssima apresentação do quarteto formado por Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro. Protegida por Casemiro, o melhor volante do mundo, a defesa brasileira anulou os bons atacantes sérvios Tadić, Mitrović e Vlahović.
Deu certo a opção de Tite de atuar com Lucas Paquetá mais recuado, como segundo volante, e formar o setor ofensivo da Seleção Brasileira com Raphinha, Neymar, Vinicius Junior e Richarlison. Ainda falta muito para o Brasil conquistar o hexa no Catar, mas é super nítido que a Seleção está a cada dia mais consistente, no caminho certo, e vai com tudo para disputar a taça.

Eduardo Martins
(jalesense, jornalista com formação na PUC-Campinas)

Comments are closed.