O Palmeiras é campeão do primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2022. Vitorioso por 1 a 0 no duríssimo confronto com o América-MG, em Belo Horizonte, o Verdão viu o Atlético-MG ficar apenas no empate por 1 a 1 com o Cuiabá, fora de casa, e garantiu a liderança absoluta da primeira parte da competição com uma rodada de antecedência.
Melhor equipe da América do Sul nos últimos anos, o Verdão até oscilou no primeiro turno do Brasileirão, principalmente no início da competição, mas depois cresceu de produção e foi o time mais consistente na somatória dos 18 jogos iniciais. Ainda resta o duelo contra o Internacional, na tarde deste domingo (24), às 16h, no Allianz Parque.
Apesar da eliminação diante do rival São Paulo, na disputa de pênaltis, nas oitavas de final da Copa do Brasil, na última semana, o Palmeiras não desmoronou e segue firme em busca do título do Campeonato Brasileiro e da Libertadores.
Houve, sim, uma pequena queda no rendimento do Verdão nas últimas semanas, mas isso já está sendo superado através da ótima qualidade individual de diversos jogadores. Gustavo Scarpa, por exemplo, é um dos melhores meias do futebol brasileiro e não cansa de ser decisivo. Até o talentoso Gabriel Veron, que já sofreu com críticas de parte da torcida e está próximo de ser vendido para o Porto, também tem crescido em momentos importantes.
O que mais chama atenção da equipe comandada por Abel Ferreira é a solidez e o perfil vencedor. O atual elenco palmeirense está acostumado a conquistar títulos e apresenta dificuldades para os adversários, desde a defesa até o ataque.
No setor defensivo, com jogadores acima da média para o nível do futebol sul-americano, como Weverton e Gustavo Gómez, o time sofre poucos gols. No meio-campo e ataque, com atletas decisivos como Gustavo Scarpa, Raphael Veiga, Dudu e Rony, oferece enorme perigo aos adversários e precisa de poucas oportunidades para decidir uma partida.
O Campeonato Brasileiro não está decidido, mas o Palmeiras está no caminho certo para lutar pelo título até o final e no momento é o favorito a conquistar a competição. O desafio é manter a regularidade durante todo o segundo turno, oscilando o menos possível. A equipe é forte e está preparada para buscar mais essa taça.

Eduardo Martins
(jalesense, jornalista com formação na PUC-Campinas)

Comments are closed.