Derrotado por 2 a 0 pelo Atlético Goianiense na partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil, o Corinthians deu a volta por cima, superou as dificuldades, goleou os goianos por 4 a 1, na Neo Química Arena, e está classificado para a semifinal da competição nacional
Extremamente pressionado após a eliminação na Libertadores frente ao Flamengo e a derrota no clássico diante do Palmeiras, o técnico Vítor Pereira reagiu da melhor forma no momento mais difícil da sua passagem pelo Timão; colocando em campo uma equipe capaz de atuar em alto nível e se impor durante os 90 minutos.
Necessitando do resultado atuando ao lado da torcida, o Timão se mostrou forte emocionalmente para não levar a pressão para dentro de campo, apresentou um padrão durante o jogo e teve uma das melhores atuações da temporada no duelo de volta contra o Atlético Goianiense.
O destaque da goleada, indiscutivelmente, foi o atacante Yuri Alberto. Contratado por empréstimo junto ao Zenit, da Rússia, como reforço de peso para a sequência da temporada, o centroavante não havia balançado a rede nas oito primeiras partidas pelo Timão e exatamente em um momento muito importante, se mostrou decisivo com três gols marcados.
O atleta, aos poucos, se readapta ao ritmo das partidas e ao calendário apertado do futebol brasileiro. O jogador é extremamente talentoso e tem tudo para ser peça fundamental na reta final da Copa do Brasil e também no segundo turno do Campeonato Brasileiro.
Quem também teve destaque na classificação foi o meia Renato Augusto. Recuperado de lesão na panturrilha, o ídolo corintiano foi titular e contribuiu com três assistências, provando que apesar da idade um pouco mais avançada, tem totais condições de ser protagonista na equipe.
Não foi nada fácil, mas o Corinthians está classificado para a semifinal da Copa do Brasil. Agora, o próximo adversário é o Fluminense comandado por Fernando Diniz, que tem o artilheiro Germán Cano no ataque. O confronto será difícil, mas o Timão tem uma equipe com condições de chegar à final e conquistar a taça. O time de Vítor Pereira tem qualidade suficiente para sonhar com o título.
Eduardo Martins
(jalesense, jornalista com formação na PUC-Campinas)