Vai começar o maior espetáculo do futebol. Hoje, a partir das 13h, Catar e Equador entram em campo na abertura da Copa do Mundo. Competição mais importante do futebol, o Mundial será realizado pela primeira vez no Oriente Médio em uma disputa que marca os últimos momentos de Messi e Cristiano Ronaldo em suas seleções.

Depois de muito tempo, a Copa do Mundo começa sem uma grande favorita. Seleções como Brasil e Argentina chegam ao Catar em ótimo momento e estão um pequeno passo à frente dos outros adversários. França, Portugal e Inglaterra também têm times talentosos com totais condições de ficar com a taça, mas é impossível cravar que alguém esteja sobrando.

Liderado por Neymar e com Vinicius Junior em grande fase, o Brasil terá pela frente Sérvia, Suíça e Camarões na fase de grupos e precisa garantir a primeira posição do Grupo G. Com Messi e Di María em alto nível, a Argentina, atual campeã da Copa América, está no Grupo C ao lado de Arábia Saudita, México, Polônia e não deve encontrar dificuldades para ficar com a liderança da chave.

A França busca o bicampeonato consecutivo no Catar e chega com uma geração extremamente talentosa liderada por Mbappé, Griezmann e Benzema. No entanto, a equipe perdeu jogadores importantes como Kanté, Pogba, Kimpembe, Nkunku e Maignan que estão lesionados e não disputam a Copa do Mundo.

Portugal vai ao Mundial liderada por Cristiano Ronaldo. Apesar do péssimo momento no Manchester United, o craque promete entregar tudo para conquistar o título inédito para o seu país. Ao seu lado, o português conta com atletas de alto nível como Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Rafael Leão e João Cancelo.

Rebaixada para a segunda divisão da Nations League, a Inglaterra não vive bom momento, mas tem uma seleção super talentosa. Vice-campeã da Eurocopa, em 2021, a seleção comandada por Gareth Sauthgate tem grandes jogadores como Kane, Saka, Foden, Bellinghan e Arnold.

Tetracampeã mundial, a Alemanha chega ao Catar com um time renovado, também muito talentoso, principalmente no meio-campo, mas que fica devendo no setor defensivo. A Espanha deve travar uma boa disputa com os alemães pela liderança do Grupo E. Campeã em 2010, a equipe chega renovada ao Mundial com jovens brilhantes como Pedri e Gavi, mas ainda falta um pouco de rodagem ao time.

Chegou o momento de desfrutar da competição mais importante do futebol. Daqui a quatro dia, na quinta-feira (24), o Brasil estreia no Mundial diante da Sérvia, às 16h, no Lusail Stadium. Vamos em busca do hexa e o hexa é muito possível em 2022.

Eduardo Martins
(jalesense, jornalista com formação na PUC-Campinas)

Comments are closed.