Corinthians e São Paulo estão eliminados do Campeonato Paulista de forma vexatória. Enfrentando Ituano e Água Santa, respectivamente, o Timão e o Tricolor apresentaram futebol ruim, criaram poucas oportunidades e acabaram derrotados de forma merecida na disputa de pênaltis.

É difícil cravar qual clube passou a maior vergonha. Eliminado no último final de semana, o Corinthians acabou sucumbindo diante da equipe de Itu que por pouco não foi rebaixada para o Campeonato Paulista da Série A2 e disputa do Campeonato Brasileiro da Série B. Eliminado na última segunda-feira (13), o São Paulo passou vergonha frente ao time de Diadema, destaque na primeira fase do Paulistão e integrante da Série D do Campeonato Brasileiro.

Quando uma equipe passa por vexame, é injusto buscar vilões e o mais importante é ir em busca de soluções para o futuro. Em relação ao Timão, é visível que ainda falta entrosamento e poder de decisão dentro de campo nos momentos decisivos. Sobre o Tricolor, custou caríssimo o alto número de atletas lesionados, problema recorrente nos últimos anos que evidencia a estrutura arcaica do departamento médico e departamento físico do clube.

É um enorme absurdo pensar em demitir Fernando Lázaro, técnico do Corinthians, e Rogério Ceni, treinador do São Paulo após os vexames. Os dois profissionais estão longe de serem os maiores culpados nesse momento complicado. Lázaro está iniciando um trabalho promissor no Timão, enquanto Ceni já colheu frutos de um trabalho a médio prazo no ano passado e tem potencial para trazer novos resultados positivos no futuro.

Aos atletas dos dois clubes, o mínimo é abaixar a cabeça e trabalhar muito antes do início do Brasileirão da Série A. No São Paulo, claramente um grupo de jogadores mimados e sem comprometimento, liderados pelo atacante Marcos Paulo, desrespeitam e tentam derrubar o técnico Rogério Ceni. Atitude inaceitável que prova mais uma vez que o treinador é o menor dos problemas do time do Morumbi.

A partir de agora, o que resta para o Corinthians e o Tricolor é afastar atletas descomprometidos, ir ao mercado em busca de reforços e fazer uma boa preparação para o Brasileirão. O campeonato que tem tudo para ser o mais difícil dos últimos anos e os dois times tem potencial para evoluírem até o início da competição. O caminho é longo nos dois clubes e o momento é de muito trabalho.

Eduardo Martins
(jalesense, jornalista com formação na PUC-Campinas)

Comments are closed.