Na melhor atuação da temporada, o Corinthians foi consistente do primeiro ao último minuto, venceu o Fluminense por 3 a 0, na Neo Química Arena, e está na final da Copa do Brasil. Após o empate por 2 a 2 no Maracanã, na partida de ida, o Timão contou com o apoio do torcedor e foi dominante para conquistar a classificação com enorme merecimento.
O destaque, sem dúvidas, foi a ótima atuação coletiva da equipe corintiana, o que comprova a evolução do trabalho do técnico Vítor Pereira, justamente no momento mais importante da temporada.
Outro ponto que também chamou a atenção foi o domínio que o Corinthians teve no meio-campo enfrentando uma das equipes que melhor controla o jogo no futebol brasileiro. O Fluminense comandado por Fernando Diniz gosta de ter a posse de bola e dominar o adversário a partir disso. O Timão tirou a bola do Tricolor Carioca e teve atuação de altíssimo nível.
O domínio da equipe de Vítor Pereira no meio-campo também tem tudo a ver com a ótima atuação de Renato Augusto. Responsável por abrir o placar na última quinta-feira (15), o camisa 8 se impôs durante todo o jogo e deu aula de futebol, provando novamente que pode ajudar muito a equipe e é um dos melhores meio-campistas que atua no Brasil.
A defesa do Corinthians foi mais um ponto positivo da equipe na vitória sobre o Fluminense. Fagner, Gil, Balbuena e Fábio Santos passaram enorme confiança para o restante do time durante todo o jogo. Não erraram e também foram importantes tanto na marcação, como na construção das jogadas ainda no campo de defesa.
No ataque, também chamou atenção mais um jogo de alto nível de Yuri Alberto. O centroavante, contratado no meio deste ano, se movimentou durante toda a partida, deu trabalho para a defesa adversária e participou diretamente da construção do segundo gol com um belo passe para servir o jovem Adson.
O Corinthians está na final da Copa do Brasil e pode sonhar com o título da competição. O adversário será o Flamengo, superior tecnicamente e melhor equipe da América do Sul. No entanto, o Timão vive o melhor momento na temporada, tem um time muito forte tecnicamente e pode conquistar o título, principalmente se conseguir um bom resultado em casa com o apoio do torcedor. A decisão está aberta.

Eduardo Martins
(jalesense, jornalista com formação na PUC-Campinas)

Comments are closed.