Após o decepcionante desempenho na estreia na Copa Sul-Americana e no Campeonato Brasileiro, o Santos reagiu na vitória por 3 a 2 sobre a Universidad Católica do Equador, na 2ª rodada da fase de grupos do torneio continental. Ainda sem brilhar, o Peixe apresenta sinais de evolução e tem potencial para crescer no restante da temporada.
Quase rebaixado para o Campeonato Paulista da Série A2, o Alvinegro Praiano se mexeu ao acertar a chegada do técnico Fabián Bustos e também garantir as contratações do zagueiro Maicon, dos volantes William Maranhão e Rodrigo Fernández, além dos atacantes Bryan Angulo e Jhojan Julio.
Na defesa, Maicon ainda não se destacou, mas mesmo veterano tem qualidade de sobra para ser importante na sequência da temporada. No meio-campo, até o momento William Maranhão não mostrou absolutamente nada para ser titular da equipe e precisa evoluir muito para conseguir jogar em alto nível.
Seu companheiro na posição, o uruguaio Rodrigo Fernández vem mostrando bom futebol e pode formar dupla interessante com o jovem e talentoso Sandry, agora 100% recuperado de grave lesão no joelho. Sandry, inclusive, merece uma sequência de jogos e pode oferecer muito ao time, assim como Vinícius Zanocelo que entrou bem na vitória sobre a Universidad Católica do Equador.
No setor ofensivo, chama atenção, até o momento, os equatorianos Jhojan Julio e Bryan Angulo. Em duas partidas pela equipe, ambos já balançaram a rede em uma oportunidade e são opções que vão agregar qualidade na sequência do Brasileirão. Veloz, Julio ajuda no drible e também consegue ser importante nos contra-ataques. Centroavante, Angulo fica mais preso na área e tem a qualidade na finalização como sua principal característica.
Apesar disso, é importante que o técnico Bustos não deixa de dar oportunidades a jovens super talentosos como Ângelo e Marcos Leonardo. Ambos são joias das categorias de base do Santos, já provaram suas qualidades dentro de campo e merecem chances no time titular.
Aos poucos, o Santos começa a evoluir, mas ainda falta muito para o time estar pronto. A diretoria foi bem no mercado em grande parte das contratações, e o time tem tudo para não brigar contra o rebaixamento no Brasileirão. Há qualidade em grande parte dos jogadores, o desafio é dar tempo para o técnico Fabián Bustos continuar desenvolvendo o trabalho.
- Eduardo Martins (jalesense, jornalista com formação na PUC-Campinas)