O Santos anunciou, na última semana, a contratação do meia-atacante Ricardo Goulart, com contrato de dois anos. Principal reforço do Peixe para a temporada até o momento, o jogador recebeu a camisa 10, a mesma que Pelé já utilizou, e tem muita qualidade para ajudar o Alvinegro Praiano em 2022.
Consagrado no futebol chinês após ser bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro, Goulart é um jogador que já se provou dentro de campo, é acima da média para o nível do futebol apresentado por aqui, mas é necessário tomar alguns cuidados no retorno do atleta ao Brasil.
Por conta de todas as dificuldades causadas pela pandemia da Covid-19 na China, o brasileiro entrou em campo apenas 13 vezes na última temporada, com sete gols e duas assistências. Os números são positivos, mas o problema é que o jogador não atua desde o dia 11 de agosto de 2021.
Vale lembrar, também, que Goulart sofreu séria lesão no joelho quando atuou por empréstimo no Palmeiras em 2019 e precisou tirar parte do menisco. Logo depois de se machucar, deixou o clube, voltou à China, se recuperou fisicamente, marcou gols e distribuiu assistências, mas entrando poucas vezes em campo.
O calendário do futebol brasileiro é exaustivo, muito mais apertado que o chinês, e o Santos precisa garantir boas condições físicas para o meia-atacante brilhar novamente no Brasil.
Conseguindo adquirir bom condicionamento físico, Goulart é um enorme reforço para o treinador Fábio Carille. Extremamente técnico com a bola no pé, o meia-atacante adora pisar na área, chega como homem surpresa atrás do centroavante, e também costuma ser artilheiro durante a temporada.
No Cruzeiro, em dois anos, Ricardo formou dupla histórica ao lado de Everton Ribeiro e colecionou 34 gols em 99 partidas. Na China, somando a passagem de seis temporadas por Guangzhou Evergrande e Hebei FC, foram 189 jogos e 115 gols.
No Santos, Carille deve escalar o jogador mais uma vez como meia-atacante e o correto é ser assim mesmo. Ao lado de Marinho e Marcos Leonardo ou Léo Baptistão, o camisa 10 tem tudo para formar um trio recheado de talento, com potencial de sobra para aparecer quando o time mais precisar.
Tecnicamente, a qualidade de Ricardo Goulart é indiscutível, basta o Santos tomar todos os cuidados necessários na preparação física do atleta. Ele garante estar bem e essa já é uma notícia espetacular para o torcedor no início da temporada. Qualidade sobra para o jogador.

  • Eduardo Martins (jalesense, jornalista com formação na PUC-Campinas)

Comments are closed.