Faltando exatamente uma semana para o início da Copa do Mundo, a Seleção Brasileira chega ao Catar com uma das favoritas a conquistar a taça. Na última segunda-feira (7), o técnico Tite anunciou a convocação do time brasileiro para o Mundial sem surpresas e com um enorme ponto de interrogação.
Dos 26 nomes convocados, 25 estão atuando em alto nível e o treinador brasileiro acertou em todas essas escolhas. No entanto, a convocação do multicampeão Daniel Alves se mostra, pelo menos nesse primeiro momento, um grande erro.
Aos 39 anos, a qualidade do atleta não se discute, porém atualmente o lateral veste a camisa do Pumas, do México, e não entra em campo há dois meses para disputar uma partida oficial pelo fato de seu clube ter sido eliminado na primeira fase do Campeonato Mexicano.
Desde o outubro, o jogador treina no Barcelona B somente para melhorar os índices de condicionamento físico. Era mais justo Tite convocar mais um zagueiro para a Copa do Mundo e utilizar Éder Militão como reserva da lateral-direita, ao invés de Daniel Alves. Emerson Royal, do Tottenham, também era uma ótima opção para o setor, mas infelizmente pesou o fato de Dani ser um atleta de confiança da comissão técnica.
No restante da convocação, o técnico brasileiro foi muito bem. Na defesa, o jovem Bremer, da Juventus, tem enorme talento, está em boa fase no futebol italiano e merece ir ao Mundial. No meio-campo, super justa a convocação de Éverton Ribeiro e uma pena a lesão sofrida por Philippe Coutinho, além da queda de rendimento nos últimos meses.
No ataque, Tite também foi coerente ao convocar Gabriel Martinelli. O jovem vive ótimo momento na Premier League, vestindo a camisa do Arsenal, assim como Roberto Firmino que também passa por boa fase no Liverpool. Infelizmente só tinha vaga para um dos dois e a opção foi por Martinelli. Martinelli já representa o presente e principalmente o futuro da Seleção Brasileira.
Apesar do erro na convocação de Daniel Alves, a Seleção Brasileira está preparada para a Copa do Mundo e têm totais condições de conquistar o hexacampeonato no Catar. É impossível garantir o título antes de começar a competição, mas o importante é estar preparado, e o time de Tite está muito bem preparado com atletas supertalentosos, como Neymar e Vinicius Junior, atuando em alto nível. Está chegando o momento da estreia, diante 24 de novembro, quinta-feira, às 16h, diante da Sérvia.
Eduardo Martins
(jalesense, jornalista com formação na PUC-Campinas)