O roteiro se repetiu na quarta partida consecutiva do São Paulo no Campeonato Brasileiro. O Tricolor, no primeiro tempo, começou vencendo o Coritiba por 1 a 0 em noite de atuação de alto nível. Com o placar favorável, desperdiçou oportunidades de ampliar a vantagem, caiu de produção na etapa final e sofreu o empate.
Com esse resultado, o time comandado pelo técnico Rogério Ceni chegou ao quarto empate seguido no Brasileirão, todos com história muito parecida, com início de alto nível e queda de produção nos 45 minutos finais. Parecia replay das partidas diante de Avaí, Ceará e Corinthians.
Somente nas últimas semanas, o São Paulo jogou fora oito pontos e esse é o motivo para a equipe, no momento, não liderar o torneio nacional. Para esse cenário ficar diferente, o time necessita de uma mudança de postura dentro de campo e isso será fundamental nas próximas rodadas para definir até onde o Tricolor pode chegar na competição.
No ataque, a equipe paulista é a segunda melhor do campeonato, ao lado do Atlético-MG, com 16 gols marcados, atrás apenas do Palmeiras, que tem 17 bolas na rede. Na defesa, no entanto, o time do Morumbi sofreu 12 gols e tem um dos piores números entre os primeiros colocados.
É necessário ajustar esses setores de uma forma que a equipe mantenha o desempenho positivo na frente, com destaque principal para o artilheiro Calleri e, na defesa, tanto atuando com dois ou três zagueiros, o São Paulo necessita de melhor equilíbrio e marcação mais confiável.
O objetivo do Tricolor no Brasileirão é claro; conquistar uma vaga para a próxima edição da Libertadores. Com concorrentes diretos como Corinthians, Athletico Paranaense, Internacional e Fluminense em momento de crescimento, perder pontos importantes pode fazer falta no final da competição.
Apesar dos resultados ruins nos últimos jogos, não é momento de o São Paulo entrar em desespero, mas é preciso ligar o alerta para a equipe não perder pontos importantes diante de adversários inferiores tecnicamente e com objetivos diferentes no Brasileirão. Vencer o América-MG, na tarde deste domingo (12), no Morumbi, é o primeiro passo para retomar a confiança e subir na tabela de classificação. O time tem totais condições de render melhor e ser mais regular dentro de campo.

Eduardo Martins
(jalesense, jornalista com formação na PUC-Campinas)

Comments are closed.