Campeão da Libertadores no ano passado, o Flamengo foi representar o Brasil e a América do Sul no Mundial de Clubes, no Marrocos, mas acabou eliminado pelo Al Hilal, da Arábia Saudita, na semifinal. Fracasso esperado de um grande time, com jogadores de altíssimo nível, mas que se planejou muito mal para a disputa da competição.
Desde a conquista da Libertadores em outubro de 2022, o Flamengo passou por mudanças que foram decisivas no fracasso na disputa do Mundial de Clubes. Ainda no ano passado, de forma inexplicável, a diretoria do time carioca optou pela saída do técnico Dorival Júnior, peça fundamental no título continental e também na conquista da Copa do Brasil.
Após a despedida do comandante, o Rubro-Negro optou pela contratação do polêmico treinador português Vítor Pereira, que realizou bom trabalho no Corinthians, mas deixou o clube de forma extremamente controversa alegando que precisava voltar a Portugal, no final do ano passado, por conta de problemas de saúde da sua sogra. Em meio a isso, o ídolo Gerson foi repatriado para ser peça fundamental no meio-campo, mas o talentoso João Gomes, titular absoluto, acabou vendido para o Wolverhampton.
Além da troca inexplicável no comando técnico, o Flamengo pecou ao iniciar o trabalho de Vítor Pereira apenas em janeiro deste ano, um mês antes do Mundial. Após longas férias de todo o elenco, a equipe se preparou para a disputa da competição em período curto, sob comando do novo treinador, e ainda foi derrotada pelo Palmeiras na Supercopa do Brasil poucos dias antes do embarque para o Marrocos.
No duelo contra o Al Hilal, foi possível ver em campo que o Rubro-Negro estava desorganizado, sofrendo com diversos problemas no sistema defensivo, que dificilmente apareciam em 2022 no trabalho realizado por Dorival Júnior.
Em meio a todos os erros do Flamengo desde o ano passado, é fundamental também destacar a qualidade do time do Al Hilal. Clube super poderoso financeiramente, os árabes tem no elenco atletas de alto nível com passagem pelo futebol europeu, como Marega, Vietto e Ighalo, além de jogadores conhecidos na América do Sul, como o colombiano Cuéllar e o peruano Carrillo.
O Flamengo fracassou no Mundial e agora é necessário repensar o planejamento para a temporada 2023. Vítor Pereira é um treinador de qualidade que têm totais condições de fazer a equipe evoluir, mas precisa de tempo para trabalhar. Nesse momento é fundamental diretoria, comissão técnica e jogadores serem humildes e reconhecerem os erros cometidos. Apesar do vexame no Marrocos, o time carioca tem qualidade de sobra para conquistar grandes títulos em mais uma temporada no futebol brasileiro e sul-americano.

Eduardo Martins
(jalesense, jornalista com formação na PUC-Campinas)

Comments are closed.