Peça fundamental para o Corinthians na temporada 2022, o técnico Vítor Pereira deixou o clube após o encerramento do Campeonato Brasileiro, na época por entender que precisava voltar a Portugal e ficar perto da família por conta de um problema de saúde da sogra.

No entanto, menos de duas semanas depois da saída do treinador do Timão, o Flamengo optou por não renovar o contrato de Dorival Júnior, o comandante saiu do Rubro-Negro, e agora é Vítor Pereira quem está próximo de ser anunciado como o novo técnico do time carioca.

A provável ida de Vítor Pereira para o Flamengo causou revolta de parte da torcida do Corinthians e é fácil de ser entendida. O português era muito querido na Neo Química Arena, recebeu apoio de diversos torcedores do Timão durante toda a temporada 2022 e agora está próximo de assumir um rival histórico depois de afirmar que precisava ficar perto da família em Portugal.

Pelo lado do Rubro-Negro, a opinião sobre a chegada do português é dividida. Muitos torcedores queriam a permanência de Dorival, campeão da Copa do Brasil deste ano vencendo o Corinthians de Vítor Pereira e também campeão da Libertadores ao derrotar o Athletico Paranaense na decisão.

Por outro lado, Vítor Pereira fez um ótimo trabalho no Corinthians com elenco inferior ao Flamengo, já se provou comandando equipes de bom nível na Europa e pode desenvolver um trabalho ainda melhor em um time que tem grandes jogadores como Arrascaeta, Éverton Ribeiro, Pedro, Gabigol e Bruno Henrique.

Vítor Pereira errou na forma que deixou ao Corinthians. Já que não tinha tanto interesse em permanecer no clube, deveria ter deixado claro que estava com vontade de buscar novas experiências, o que evitaria polêmicas na sequência da sua própria carreira. O português tem total direito de ir para o Flamengo, mas tudo poderia ser conduzido melhor.

O Flamengo também errou na forma que conduziu a saída de Dorival. O comandante campeão da Copa do Brasil e da Libertadores precisava ser tratado muito melhor. Ele salvou a temporada do Rubro-Negro com duas enormes conquistas e acabou deixado de lado logo depois.

Para 2023, Vítor Pereira deve ser o técnico do Flamengo e terá que lidar com uma enorme pressão. Além da polêmica envolvendo a saída do Corinthians, será cobrado para no mínimo conquistar os mesmos títulos da equipe comandada por Dorival em 2022. O Corinthians aposta no jovem Fernando Lázaro como comandante no próximo ano. Um profissional com enorme potencial, mas com pouquíssima experiência.

Eduardo Martins
(jalesense, jornalista com formação na PUC-Campinas)

Comments are closed.