Campeão da Libertadores em 2020 e 2021, o Palmeiras está eliminado do torneio continental deste ano. Derrotado por 1 a 0 pelo Athletico Paranaense na partida de ida da semifinal, o Verdão chegou a estar vencendo por 2 a 0 no Allianz Parque, mas o zagueiro Murilo foi expulso de forma infantil, o Furacão empatou e garantiu vaga na final.
Em campo, a equipe de Abel Ferreira teve boa atuação atuando ao lado do torcedor, mas por incrível que pareça o time que é conhecido por ser muito forte mentalmente, se perdeu desta vez, exatamente no lance que Murilo foi expulso em um momento que o jogo parecia até controlado.
Vale lembrar que nas quartas de final, diante do Atlético Mineiro, o Palmeiras já havia sofrido com um jogador a menos na partida de volta, na época com Danilo expulso ainda no primeiro tempo. Mesmo assim, o time se superou e garantiu a classificação nos pênaltis. Desta vez não foi possível ter o mesmo final feliz.
A eliminação liga um sinal de alerta em uma equipe super vitoriosa que se acostumou a ter cabeça fria e coração quente nos momentos de maior pressão, como diz o livro do técnico Abel Ferreira, mas não diminui em nada o ótimo momento do Verdão, que tem totais condições de na próxima temporada lutar novamente pelo tetracampeonato da Libertadores.
O Palmeiras deixa a competição de cabeça erguida, eliminado pelo ótimo Athletico Paranaense, um clube extremamente organizado que vive momento brilhante de sua história. O Furacão cresce a cada ano, pode ser considerado time grande do futebol brasileiro e têm totais condições de conquistar o inédito título continental.
Ao Palmeiras, o momento é de se concentrar e manter o alto nível de atuações no Campeonato Brasileiro. Os comandados de Abel Ferreira lideram a competição com 51 pontos, sete a mais que o vice-líder Flamengo, e são os favoritos para erguer a taça no final da temporada.
A eliminação na Libertadores dói, é difícil de digerir, principalmente para os torcedores apaixonados que se acostumaram com grandes conquistas, mas é apenas um acidente de percurso para esse time super vencedor que tem tudo para encerrar 2022 com mais um título nacional.
- Eduardo Martins (jalesense, jornalista com formação na PUC-Campinas)