Impecável, o Palmeiras não tomou conhecimento do São Paulo, passou por cima, goleou por 4 a 0, no Allianz Parque, e garantiu o título do Paulistão 2022. Pressionado depois de ser derrotado por 3 a 1 na partida de ida, no Morumbi, o Verdão entrou em campo sem medo, organizado para ter grande atuação e mereceu conquistar mais uma taça.
O título do Alviverde é brilhante, não merece contestações, mas chama atenção as atuações tão distintas nos dois jogos da final do Estadual. No Morumbi, o Tricolor fez a melhor partida do ano, brilhou ao ser dominante e vencer por 3 a 1 na pior atuação do adversário na temporada. No Allianz Parque, o time de Abel Ferreira voou do primeiro ao último minuto e não deu chances para a equipe de Rogério Ceni, que teve uma das piores apresentações de 2022.
Dominante na América do Sul desde o início de janeiro do ano passado, o Palmeiras é o atual bicampeão da Libertadores e não para de evoluir. Por incrível que pareça, o time da Capital, neste momento, se apresenta no auge do crescimento como equipe de futebol e está super preparado para ter mais uma temporada de enorme sucesso.
Quase rebaixado no Brasileirão do ano passado, o São Paulo passou por reformulação no início deste ano e fez um Campeonato Paulista que merece elogios. Em 2021, a equipe sofreu com lesões e no torneio nacional muitas vezes parecia não ter força dentro de campo para superar os adversários. No Estadual deste ano, a postura mudou com a ascensão de jovens de enorme qualidade, mas isso ainda está longe de ser o suficiente para superar em uma final o melhor time do continente.
O trabalho de Abel Ferreira no Palmeiras é histórico e a vitória por 4 a 0 sobre o São Paulo provou, mais uma vez, que o português está longe de ser retranqueiro e tem enorme conhecimento de futebol. Em relação ao Tricolor, faltou um pouco de experiência nos grandes jogos, mas é evidente que existem ótimas ideias na equipe e a perspectiva é de evolução na sequência do ano.
O título do Paulistão está em ótimas mãos. Agora o objetivo do Palmeiras é brigar pela conquista do tricampeonato consecutivo da Libertadores e também pela taça do Brasileirão. Derrotado no Estadual, o São Paulo dificilmente brigará por novos títulos neste ano e a meta é garantir a classificação para a Libertadores de 2023. A sequência da temporada no futebol brasileiro promete muito.

Eduardo Martins
(jalesense, jornalista com formação na PUC-Campinas)

Comments are closed.