Invicto atuando fora de casa no Campeonato Brasileiro e com apenas duas derrotas no Allianz Parque durante toda a competição, o Palmeiras está muito próximo da conquista do 11º título do torneio nacional. Sobrando na competição, a equipe tem 66 pontos conquistados em 30 jogos, o que representa aproveitamento de 73%.
Eliminado pelo Athletico Paranaense na semifinal da Libertadores de fora dolorosa, em casa, o Verdão não sentiu a pressão do resultado negativo e manteve a regularidade na disputa do Brasileirão. Mesmo sem Raphael Veiga, que está lesionado e só deve voltar a atuar em 2023, o time continuou atuando em alto nível e merece conquistar esse título.
Nos números, o Palmeiras é líder em praticamente tudo no Campeonato Brasileiro. A equipe é que mais venceu na competição, com 19 triunfos e a que menos perdeu, com apenas dois resultados negativos. Além disso, o Alviverde também é quem mais marcou gols no torneio nacional, com 52 bolas na rede, e também tem a melhor defesa, com somente 20 gols sofridos.
Outro ponto que chama atenção é a intensidade do Verdão atuando dentro e fora de casa. Mesmo em meio às adversidades, o time não muda a postura dentro de campo, é superseguro defensivamente e busca o gol a todo momento, sem se intimidar mesmo contra adversários diretos na briga pelas primeiras posições.
Líder absoluto do Brasileirão, com 12 pontos a mais que o vice-líder Internacional, o Palmeiras tem também o melhor jogador do torneio nacional em 2022; o meia Gustavo Scarpa. Referência na equipe, o atleta já marcou cinco gols e contribuiu com dez assistências na competição. Ao todo, somando todos os jogos da temporada, são 11 bolas na rede e 13 passes decisivos para gols.
Quem também vem apresentando grandes atuações e está super consolidado na equipe é o zagueiro Gustavo Gómez. Capitão, o paraguaio é referência dentro de campo, está entre os melhores zagueiros que atuam no futebol brasileiro e ainda contribui no ataque com oito gols marcados no campeonato.
O Palmeiras está pronto para conquistar mais uma edição do Brasileirão e abrir vantagem ainda maior como o clube com mais títulos do torneio nacional. O time treinado por Abel Ferreira domina os adversários, sobra em vários jogos e merece mais essa conquista. O título tem tudo para ser questão de tempo.
Eduardo Martins
(jalesense, jornalista com formação na PUC-Campinas)