Geração pouco talentosa? As críticas ao futebol brasileiro são diversas e merecidas em muitas oportunidades, mas atualmente é impossível dizer que não existem vários atletas super talentosos do nosso País espalhados por grandes clubes do mundo.
Na última semana, Real Madrid e Liverpool garantiram vaga na final da Liga dos Campeões da Europa e ao todo nove jogadores de nacionalidade brasileira vão disputar a decisão da maior competição de clubes do mundo. Alguns são titulares absolutos de seus times como protagonistas, outros são peças importantes nos elencos e todos tem algo em comum; o talento.
O destaque da semana fica para o atacante Rodrygo, do Real Madrid. Revelado pelo Santos, o jovem de 21 anos saiu do banco de reservas e mudou a história do confronto com o Manchester City ao marcar dois gols, um aos 45 e outro os 46 minutos do segundo tempo, levando a partida para a prorrogação e posteriormente participando da jogada do terceiro gol, marcado pelo francês Benzema.
Também pelo clube espanhol, o zagueiro Éder Militão, o volante Casemiro e o atacante Vinicius Junior são titulares absolutos e peças fundamentais na equipe. Os três não brilharam nessa última semana, mas fazem temporada de alto nível, e Vinicius tem 18 gols e 15 assistências nos últimos 48 jogos.
Outro brasileiro do Real Madrid é o lateral-esquerdo Marcelo, consagrado como um dos maiores da posição e titular da Seleção Brasileira nas duas últimas Copas do Mundo. Aos 33 anos, o atleta não é mais uma peça fundamental no time, mas é visto como um dos líderes do elenco e idolatrado pelos torcedores, idolatria que também pertence a Casemiro.
Pelo lado do Liverpool, o protagonismo verde e amarelo atualmente fica para o goleiro Alisson, o volante Fabinho e o meio-campista Thiago Alcântara – brasileiro naturalizado espanhol. O atacante Roberto Firmino também está no elenco e é visto como peça importante, mas não vem sendo titular nos principais jogos.
Alisson e Fabinho são referências fundamentais na equipe. Multicampeões e ídolos da torcida ao lado de Firmino, buscam mais uma taça para escrever novamente o nome na história. Thiago está na segunda temporada na Inglaterra e se tornou titular absoluto dos Reds nos últimos meses. Dificilmente sai do time e busca o segundo título pela equipe inglesa.
Com tantos atletas brasileiros de alto nível atuando em dois dos melhores clubes da Europa, é visível que a Seleção Brasileira está bem servida para a Copa do Mundo. Alisson, Militão, Casemiro, Fabinho e Vinicius Junior estão praticamente garantidos no Catar. Rodrygo também merece ir à Copa e Firmino ainda tem chances. É uma pena Thiago ter optado por atuar pela Espanha, mas mesmo assim fica claro que o futebol brasileiro está muito bem representado.
- Eduardo Martins (jalesense, jornalista com formação na PUC-Campinas)