Completamente dominante e superior aos adversários, o Palmeiras é campeão do Campeonato Brasileiro de 2022. Até o momento com 22 vitórias em 35 jogos, apenas duas derrotas, 63 gols marcados e somente 22 gols sofridos, o Verdão conquista o torneio nacional com enorme merecimento pela 11ª vez e agora é hendecacampeão.
Como já citado em colunas das últimas semanas, era questão de tempo para o time comandado por Abel Ferreira conquistar mais uma taça e ela chega com o brilho de um elenco que está na história do futebol brasileiro. De 2020 até hoje, sob comando do português, já são seis títulos garantidos; Libertadores (duas vezes), Copa do Brasil, Recopa Sul-Americana, Campeonato Paulista e Campeonato Brasileiro.
O Palmeiras é campeão e merece muito ser campeão. O Verdão tem o melhor treinador em atividade na América do Sul, jogadores de altíssimo nível que poderiam estar no futebol europeu, é super bem administrado há no mínimo oito anos, dificilmente erra em contratações e tem uma estrutura espetacular para o elenco profissional e para as categorias de base.
O título do Brasileirão 2022 prova como o trabalho realizado por Abel Ferreira é sensacional e como o português é capaz de se reinventar a cada dia. Nos últimos anos, o técnico era apontado como um profissional especialista em competições mata-mata, impecável para preparar muito bem o Alviverde para determinado confrontos.
Neste ano, o ídolo palmeirense provou que é muito mais do que isso e mostrou ao torcedor um time extremamente regular durante todo o torneio nacional, que até o momento não foi derrotado fora de casa e do começo ao fim da competição foi superior a todos os adversários.
A conquista do Brasileirão 2022 é a representação de como funciona bem o futebol coletivo do Palmeiras, com destaque para alguns personagens que fizeram a diferença em momentos decisivos. Na defesa, Weverton e Gustavo Gómez foram impecáveis em mais uma temporada. No meio-campo, Gustavo Scarpa foi o melhor jogador da equipe no ano e agora se despede para atuar na Inglaterra. No ataque, o ídolo Dudu manteve o altíssimo nível e o menino Endrick, de 16 anos, veio das categorias de base para ser a cerveja do bolo. É uma joia para ser lapidada e chegar ao mais alto nível do futebol mundial.
O Palmeiras tem tudo, absolutamente tudo, para seguir dominando o futebol brasileiro e sul-americano nos próximos anos ao lado do Flamengo. Todos esses atletas estão na história do clube, e Abel Ferreira, indiscutivelmente, é o maior treinador da história do Verdão. Estamos diante de uma história linda e vencedora do nosso futebol.
Eduardo Martins
(jalesense, jornalista com formação na PUC-Campinas)