Sobrou futebol para a Seleção Brasileira na goleada por 5 a 1 sobre a Coreia do Sul, em mais um amistoso preparatório para a Copa do Mundo. O adversário está longe de ser referência no cenário mundial, o Brasil é superior e o dever foi cumprido. Mais uma vez o time comandado por Tite venceu e convenceu.
Contestados por parte da torcida brasileira, o lateral-esquerdo Alex Sandro e o volante Fred tiveram atuação de alto nível – talvez até a melhor vestindo a amarelinha. Neymar, mais uma vez, desfilou seu talento atacando muitas vezes pela esquerda, participando da construção de jogadas pelo meio, próximo ao gol, e ainda balançou a rede duas vezes em cobranças de pênaltis.
O esquema tático com Raphinha aberto pela direita, Neymar e Lucas Paquetá trocando de posição, e Richarlison como centroavante, funcionou com excelência. Tite também promoveu variações no segundo tempo, Coutinho e Vinicius Junior entraram em campo e o nível continuou altíssimo. Só faltou Antony, que está machucado.
O ponto negativo foi Thiago Silva, que falhou no gol de honra da equipe asiática. No entanto, é fundamental lembrar que mesmo aos 37 anos, o defensor vem de temporada jogando bem no Chelsea, terceiro colocado na Premier League e um dos principais clubes da Europa. Thiago tem enorme crédito e a falha no amistoso tem tudo para ser algo pontual.
É claro que a atuação de alto nível contra a Coreia do Sul não garante que o Brasil vai fazer uma grande Copa do Mundo ou que pode até brigar pelo título. Nada é garantindo, mas é visível que o time brasileiro é muito bem treinado, tem jogadores acima da média e está se preparando muito bem para o Mundial.
O que falta na preparação antes da estreia no Catar, em novembro, é ao menos um amistoso contra uma seleção europeia. No entanto, isso é impossível por conta do calendário desses possíveis adversários e das competições que os europeus disputam, como a Nations League. A ausência dessa partida passa longe de ser culpa da comissão técnica ou da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O Brasil continua no caminho certo para chegar forte ao Catar para a disputa da Copa do Mundo. Ainda faltam cinco meses e outros amistosos serão realizados até lá. No momento, o fundamental é que a preparação está sendo bem feita, e o técnico Tite tem diversas variações para diferentes circunstâncias de jogo. O trabalho é muito bom.
- Eduardo Martins (jalesense, jornalista com formação na PUC-Campinas)