Campeão mundial em 2022 com atuações magistrais, o craque Lionel Messi conquistou o prêmio The Best, da Fifa, de melhor jogador do mundo do ano. Vencedor sete vezes da Bola de Ouro, o argentino conquistou o The Best pela segunda oportunidade, desta vez logo após a maior conquista da sua carreira.
Observando as atuações entre agosto de 2021 e dezembro de 2022, período que foi considerado para o prêmio, Messi merece vencer o The Best. Apesar de sofrer com a temporada inconstante do PSG, o camisa 10 foi fundamental na histórica conquista da Argentina no Mundial. Em sete jogos, foram sete gols marcados, inclusive dois na final.
A entrega do The Best para Messi premia um gênio que alcançou o topo do esporte ao conquistar uma Copa do Mundo para o seu país. Antes do Mundial, Messi já era o segundo melhor jogador da história. Agora é o segundo maior e melhor da história do futebol, atrás apenas do Rei Pelé.
Por incrível que pareça, mesmo marcando sete gols, Messi não foi o artilheiro da Copa do Mundo de 2022, já que o craque Mbappe balançou a rede em oito oportunidades, com direito a hat-trick na decisão. O francês ficou em segundo no The Best, poderia ser o primeiro, mas a conquista da competição mais importante do planeta pesa muito, e Messi também proporcionou espetáculo dentro de campo.
O momento de baixa do The Best foi Vinícius Júnior ficar apenas na 11ª colocação. Autor do gol que garantiu o título da Liga dos Campeões da Europa para o Real Madrid e um dos craques do time espanhol, o brasileiro merecia ao menos estar no top 5 do prêmio. Neymar acabou na 9ª colocação e jogou menos que Vini Jr.
Apesar da enorme injustiça, o brasileiro de apenas 22 anos tem tudo para conquistar o The Best nas próximas temporadas. Em relação ao próximo prêmio, contando apenas o ano de 2023, o Vini Jr., no momento, estaria no mínimo entre os três primeiros colocados como um dos melhores jogadores do planeta.
Em relação a Messi, fica mais um reconhecimento a um gênio do futebol que não para de fazer história. Com 35 anos, o argentino segue atuando em alto nível, mas infelizmente estamos vendo os últimos momentos de uma carreira vitoriosa e brilhante do começo ao fim. Messi é gênio e está na história do futebol.

Eduardo Martins
(jalesense, jornalista com formação na PUC-Campinas)

Comments are closed.