Após começar a temporada de forma turbulenta, inclusive com troca de treinador, o Corinthians apresenta os primeiros sinais de evolução. A vitória por 2 a 0 sobre o Boca Juniors, na última terça-feira (26), na Neo Química Arena, foi o sinal mais evidente que o time finalmente caminha para o lado certo.
Hexacampeã da Libertadores, a equipe argentina foi dominada pelo Timão, em São Paulo, na melhor atuação da equipe brasileira em 2022. O destaque do jogo foi o volante Maycon, contratado recentemente por empréstimo junto ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, autor dos dois gols da vitória e responsável por mudar o estilo do time nas últimas partidas.
Antes lento e frágil na marcação, recheado de jogadores consagrados, mas veteranos, o Corinthians mudou sua forma de atuar apostando em jovens como Maycon, Du Queiroz, Adson e Gustavo Mantuan. No confronto com o Boca, os três primeiros foram titulares e isso fez a diferença.
É inquestionável a qualidade de atletas como Paulinho e Renato Augusto, mas infelizmente ambos atualmente não conseguem jogar juntos em alto nível durante 90 minutos por conta da idade avançada e da alta demanda física exigida no futebol. Está claro que o técnico Vítor Pereira vai utilizar apenas um como titular em cada jogo e por conta disso Maycon se consolidou no time.
Aos 24 anos, o jovem formado pelo Timão está voando fisicamente e entrega muito, tanto na marcação, como na criação de jogadas e na chegada ao ataque. Além dos dois gols diante do Boca, o volante formou ótima dupla com Du Queiroz no combate e na saída de jogo, oferecendo poucos espaços a Óscar Romero, responsável pela criação de jogadas do time argentino.
No ataque, Adson e depois Gustavo Mantuan, deram velocidade ao Corinthians. Abertos pela ponta, partiram para cima da marcação, incomodaram a defesa do Boca e também foram importantes na recomposição quando a equipe estava sem a bola. Também aberto, o veterano Willian, titular da Seleção Brasileira na última Copa do Mundo, fez bom jogo e vem se consolidando. O mesmo acontece com Jô, que vem crescendo e visivelmente está focado e interessado no futebol.
Líder do Grupo E da Libertadores, com seis pontos conquistados, o Corinthians agora volta as atenções para o duelo difícil frente ao Fortaleza, na tarde deste domingo (1), às 16h, na Neo Química Arena, pela 4ª rodada do Brasileirão. Uma vitória hoje é fundamental para dar ainda mais confiança no time. O crescimento é visível, e Vítor Pereira tem tudo para continuar evoluindo o bom time que tem à disposição.

Eduardo Martins
(jalesense, jornalista com formação na PUC-Campinas)

Comments are closed.