Hoje, a tendência, seja de saúde ou estética, a meta é o colágeno. Desde o supermercado ou nas farmácias e até em consultórios médicos vamos encontrar uma grande diversidade de tipos e qualidades de colágeno. Isso porque hoje temos conhecimento da magnitude dessa molécula.
A importância do colágeno vai muito além de uma pele sem rugas. Além de conferir à pele um aspecto lisinho, firme e elástico ele também é componente dos tecidos conjuntivos como tendões, ligamentos, cartilagem e músculos.
O colágeno é uma proteína produzida pelo próprio organismo quando ingerimos quantidades adequadas de determinadas proteínas, vitaminas, minerais e água. Porém, com os passar dos anos, com a perda das funções do corpo, a sua produção fica lenta e ineficiente, causando o aspecto envelhecido da pele e as alterações funcionais das articulações e músculos.
Nós podemos evitar essa perda ou ao menos retardar a mesma.
Algumas situações aceleram a perda de colágeno pelo corpo humano. As principais são:
-excesso de cafeína, tabagismo, deficiências de vitaminas e minerais, ingestão excessiva de açúcar, álcool e carboidratos refinados e sedentarismo.
Algumas atitudes ajudam e muito a preservar o colágeno e aumentar a sua produção:

  • atividade física
    -equilíbrio hormonal
    -ingestão adequada de proteínas, água, vitaminas e minerais
  • sono de qualidade
    Além dos métodos naturais para produzir colágeno, temos os colágenos para serem ingeridos. Para cada situação existe um tipo de colágeno que é mais adequado.
    Hoje também existe uma grande diversidade de colágeno e estimuladores do colágeno para serem aplicados tanto nas circulações como na pele.
    A regra é não deixar faltar colágeno.
Dra. Eliane Cervante (Médica nutróloga - Clínica Top Body)

Comments are closed.