Por que existe um dia dedicado somente às mulheres, se o que buscam é justamente serem tratadas sem diferença? Uma pergunta válida, mesmo que não seja difícil de encontrar a resposta.

Isso ocorre por um motivo simples, mulheres, desde o primeiro dia de vida, são colocadas em cobertores rosa, adornadas com laços em suas cabeças, para que ninguém as confunda com um garoto. Para nós, são dadas panelinhas, pois devemos cozinhar para a família, somos presenteadas com bonecas, pois devemos ter e cuidar de filhos. Somos a todo momento direcionadas e cobradas a agir da forma esperada, parecermos como o que é socialmente esperado, exigências que moldam toda uma forma de pensar, condicionando-nos a termos cabelos longos, sentarmos de pernas cruzadas, depilar as pernas, usar maquiagem e entre outros padrões impostos ao gênero.

E então temos filhos e começamos a cuidar da casa como a sociedade nos “mandou”, e aí nosso salário é diminuído… De acordo com o IBGE, na hora do pagamento, mulheres com filhos recebem 24% a menos àquelas sem filhos, e se tivermos 3 filhos ou mais, podemos receber até 40% a menos, ou seja, somos cobradas a fazer algo, quando não fazemos somos julgadas, e quando fazemos, somos punidas.

Após tudo isso e mais muitas outras exigências de papel de gênero, é possível entender a necessidade de um dia só para as mulheres, pois ainda estamos longe dessa igualdade e precisamos dessa forma de conscientização. Como também precisamos de que esse assunto seja discutido não somente em escolas, mas em todas as instituições sociais, além de leis que garantam a igualdade salarial entre homens e mulheres, impedindo que sejamos discriminadas, fazendo assim, o mundo um lugar melhor para nós mulheres.

Aimê Francesquini Silva (Estudante da E.E. Juvenal Geraldelli)

Comments are closed.