Nosso organismo tem condições de produzir tudo que necessitamos para um metabolismo saudável. Porém com o passar do tempo perdemos gradativamente a condição de produzir substâncias essenciais para o funcionamento pleno do organismo e é exatamente essa perda de funções que caracteriza o envelhecimento do corpo.
Perdemos com o passar dos anos a capacidade de produzir hormônios, enzimas digestivas, deficiência na absorção de nutrientes, mudamos o ph do organismo e diminuímos a produção de enzimas e coenzimas e dentre elas diminuímos de forma considerável a produção de uma coenzima importantíssima chamada NADH.
A NADH sigla dada a substância Nicotinamida Adenina Dinucleótideo, é uma coenzima essencial a vida encontrada em todas as células dos seres vivos.
Ela atua como catalisadora de reações celulares, tão importante quanto o oxigênio e a glicose na produção de energia.
Importante na recuperação de células cansadas e envelhecidas fazendo com que elas voltem a produzir energia na forma de ATP.
Outra função importante do NADH no organismo humano é a produção de dopamina e norepinefrina em certas áreas do cérebro. Ao estimular a produção de dopamina apresenta efeitos positivos nas funções fisiológica similares aos efeitos da atividade física que também estimula produção de dopamina, funções essas mais relevantes como força muscular, movimento, coordenação motora, funções cognitivas, humor, vida sexual e aumento da secreção hormonal.
Já com o aumento da noradrenalina temos os benefícios da melhora da memória e concentração e também da serotonina que melhora o sono e o equilíbrio emocional.
A queda da produção natural do NADH está relacionada com o período de perda das condições citadas acima.
Hoje com a evolução da medicina e muitos estudos em busca de melhorar a saúde e o envelhecimento; e de todo esse conhecimento da fisiologia humana podemos retardar esse processo para que ocorra tardiamente e de forma mais lenta, preservando por muito mais tempo as funções saudáveis do nosso corpo, nos permitindo uma vida plena e independente, afinal o que realmente buscamos é viver com qualidade de vida até o último dia.
O NADH pode ser suplementado assim que percebemos alguns sinais de perdas de energia, perda de funções esqueléticas, musculares e cognitivas.
Ele deve ser suplementado com algumas outras vitaminas e minerais que também fazem parte do processo de produção de ATP pelo NADH.
Sua absorção gástrica é baixa, principalmente com a deficiência de enzimas digestivas, mudanças do ph e outros cofatores, por isso que muitas vezes optamos por fazer a reposição do mesmo por vias injetáveis, seja intramuscular no glúteo ou endovenosa através de uma soroterapia.
O importante é ficarmos atentos aos sinais de envelhecimento acelerado e saber que podemos e devemos atuar nesse processo.
Ps: atividade física, uma boa alimentação e uma qualidade de sono regular são essenciais para preservar a saúde e retardar o processo do envelhecimento e manter o organismo produzindo NADH por um tempo prolongado.

Dra. Eliane Cervantes (Médica nutróloga – Clínica Top Body)

Comments are closed.