Complexo falar da água. É bíblico a sua importância. Observando tantas citações referentes a ela na Bíblia trouxe aqui uma explanação ampla da sua relevância para a vida.
As inúmeras referências bíblicas à água também são símbolos de manifestações do poder de Deus. Na Bíblia ela é usada no derramamento de bênçãos de Deus física e espiritual. Desde aquele tempo já nos foi mostrada qual a importância que deveríamos dar à água. Sem ela não há vida.
A água é o mais crítico e importante elemento para a vida humana. Compõe 60 a 70% do nosso peso corporal, regula nossa temperatura corporal e é essencial para todas nossas funções orgânicas, está presente em 100% das nossas células.
A água participa de várias reações químicas, serve de transporte de nutrientes, regula a temperatura do corpo, controla o volume de sangue e é responsável por eliminar toxinas através do suor e da urina.
A falta da água leva o organismo à desidratação, que ocorre quando a ingestão de água é menor que o consumido pelo metabolismo. Os primeiros sintomas da desidratação são alterações do humor, dores de cabeça, cansaço e fadiga muscular, além de desenvolver problemas crônicos com o tempo como pedra nos rins, problemas renais dentre outros.
Um estudo conduzido pela Danone Research, em 2019, pesquisou a ingestão da água em 13 países, inclusive o Brasil, o resultado foi uma ingestão média de 1,83 litros de água por dia, sendo apenas 769 ml provenientes de água.
A quantidade de água que deve ser ingerida é muito individual, devido a algumas variáveis como peso, estatura, temperatura do ambiente, prática de atividade física e metabolismo. De modo geral podemos dizer que todos devemos ingerir ao menos 2 litros de água por dia, esse é o mínimo.
Qual é a melhor fonte de água?
É claro que refrigerantes, sucos e chás acabam fornecendo água, mas seus benefícios podem ser superados pelos prejuízos ocasionados pelos açúcares, aditivos químicos normalmente encontrados nessas bebidas.
O tipo de líquido faz toda a diferença. Hoje, além do líquido que sai da nossa torneira, existem inúmeras ofertas de água no mercado.
A água da torneira vem de lençóis freáticos, rios, lagos e represas, passam por um tratamento e muitas vezes tem adicionado na sua composição cloro, flúor e outras substancias bactericidas.
Já a água mineral é retirada de fontes naturais e protegidas, não passa por nenhum tratamento. De onde é extraída absorve alguns elementos a mais como cálcio, sódio e outros oligoelementos.
Existe hoje a questão do PH da água também. Quanto maior, melhor para a saúde e para o equilíbrio do PH do organismo.
Porém ressalto aqui, existem sim inúmeras diferenças de qualidade sobre elas. Importante sabermos que estamos tomando uma água limpa e livre de impurezas, em uma quantidade satisfatória para a organismo.

Dra. Eliane Cervantes
(Médica nutróloga – Clínica Top Body)

Comments are closed.