A diabetes é uma doença grave, que tende a ser desvalorizada pela sociedade. Muitos pensam que os portadores de diabetes precisam apenas regrar a alimentação e aplicar insulina algumas vezes ao dia. Entretanto, muitas pessoas sofrem consequências diretas e gravíssimas pela diabetes descompensada. Segundo a Federação Internacional de Diabetes certa de 537 milhões de adultos possuem a doença e em 2021 foram 215 mil mortes decorrentes de complicações da diabetes.
Apesar de existirem muitos tipos de diabetes, a causa é sempre a mesma: excesso de açúcar no sangue. Isso pode acontecer por alguns fatores, mas o mais comum, que é a causa da Diabetes Méllitus tipo 1 e 2, é autoimune. Consiste na destruição das células pancreáticas que produzem insulina.
A diabetes tipo 1 tem origem autoimune. Isso significa que os anticorpos do próprio corpo destroem essas células. Isso ocorre por um engano: por fatores genéticos, os anticorpos identificam as células produtoras de insulina no pâncreas como ameaça. Então eles fazem a destruição dessas células. Esse tipo de diabetes atinge principalmente crianças e adolescentes, mesmo magros e com estilo de vida adequado. Nesses pacientes, o tratamento mais convencional consiste em uso de insulina; porém já foi provado cientificamente que um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada, atividade física e horas suficientes de sono minimizam o problema.
A diabetes tipo 2 tem muita influência do estilo de vida e nível de obesidade do paciente. Os pacientes enquadrados nesse tipo geralmente têm um estilo de vida sedentário, com alto consumo de açúcar, e obesidade.Por isso nessa classificação, adotar um estilo de vida saudável é tão crucial quanto o tratamento medicamentoso. O tratamento é bem diverso, mas o mais comum é uso de metformina e insulinoterapia. Nesse grupo é comum que o quadro de hiperglicemia seja corrigido apenas com exercício físico e reeducação alimentar.
Apesar de ser uma doença tratável, existem muitas complicações para os portadores da doença, como o aumento do risco para diversas doenças, principalmente cardiovasculares, como derrames e infarto, má circulação, que causa lesões de pele, danificação dos rins (nefropatia diabética) e lesão dos olhos (retinopatia diabética).
Logo ficou evidente a necessidade de prevenir a diabetes, e isso pode ser feito com um estilo de vida saudável minimamente estressante, com alimentação balanceada, atividade física diária e horas adequadas de sono.
Dra. Eliane Cervantes
(Médica nutróloga – Clínica Top Body)