Existem diferentes tipos de laser atualmente no mercado, como versões com afinidade por melanina ou por hemoglobina, por exemplo, e cada um atua para cauterizar a raiz do pelo e evitar que ele cresça novamente.
Quando iniciada a depilação a laser, não se pode mais extrair o pelo pela raiz, pois é justamente nela que a luz irá atuar. Portanto, durante o período entre as sessões é necessário que o paciente use apenas métodos de depilação que cortem a haste ao invés de arrancá-la, e é obrigatório raspar os pelos da área a ser tratada de 12 a 14 horas antes de cada sessão.
A sessão do laser é rápida e dura apenas alguns minutos a depender das áreas em que ele será aplicado. Ao final, o cliente ainda sairá com os pelos que, queimadinhos pela luz, irão cair naturalmente com o passar dos dias.
Além disso, o método auxilia significativamente na diminuição dos fios e altera a estrutura dos pelos, sendo possível afirmar que a técnica apresenta uma solução extremamente duradoura, principalmente quando o resultado final é comparado com outras formas de depilação.
A depilação a laser age progressivamente ao longo de todas as sessões – realizadas, em sua maior parte, entre 45 e 60 dias de intervalo e garantindo a remoção dos pelos. Mas, por outro lado, condições específicas de cada corpo, como as hormonais, de genética e a presença de fios loiros e ruivos, por exemplo, podem acabar diminuindo a eficácia do processo – fazendo com que seja necessária uma manutenção.
Mesmo assim, vale ressaltar que a maioria das áreas que sofrem as aplicações de laser poderão nunca mais apresentar nascimento de novos fios, mesmo com a produção de novos folículos.
Normalmente, o tratamento demanda em torno de dez sessões, podendo ser mais ou menos, de acordo com a cor da pele e da espessura do fio. Todo o processo deve durar cerca de um ano a um ano e meio. Após esse período, pode ser necessária a realização de algumas sessões esporádicas para manutenção e para evitar que novos pelos nasçam – garantindo, por final, um resultado permanente.
O ÁCRUS é uma avançada tecnologia a laser para epilação de todos os fototipos de pele, inclusive as bronzeadas. Apresenta aplicador Triple Wave com emissão simultânea dos lasers; Alexandrite (755nm), Diodo (808nm) e ND-Yag (1064nm). Adaptando-se, também, aos comprimentos de onda para todas as espessuras e densidades de pelo.
Bruna de Haro
(Esteticista- clínica Top Body)
Dra. Eliane Cervantes
(Médica nutróloga – clínica Top Body)