Chefe de uma das maiores famílias de Jales, cujos descendentes, em sua maioria, ainda vivem na cidade que nasceram, ou adotaram para sempre, João Altimari é uma personalidade inesquecível, trouxe para Jales a mais avançada tecnologia italiana de corte e preparo de carnes, revolucionando a rotina dos velhos açougues do caboclo brasileiro. Ouvi muito, em minha infância, profissionais liberais, professores e empresários mais modernos, comentarem, peito aberto, que os açougues comandados por João Altimari representaram um grande salto de qualidade no comércio de carne jalesense. Como Jales não tinha frigorifico e o gado era abatido em “matadouros”, equipamentos precários, Seu João visitava os abatedouros e orientava os “magarefes” para os cuidados de higiene no manejo de ferramentas e no cuidado com os animais.
Casado com Dona Emília Chamarelli Altimari, João Altimari formou uma grande família, começando com o primogênito Chico, meu pai, depois Darci, Tito, Mirlei, João, Terezinha, Luzia, Zezão, Luizinho e Eurípedes. Dez filhos que lhe deram muitos netos, bisnetos e acredito que até tataranetos. Das grandes famílias jalesenses, é uma das que mais permaneceu em Jales, mesmo que alguns tenham morado fora, voltaram para continuar a vida na cidade natal. Falar em Altimari, naquele tempo, era falar no comércio de carnes, com esse sobrenome tornando-se uma grife na cidade de Jales.
Um filho exemplar, bom exemplo para o resto da turma que vivia fugindo dos afazeres domésticos, impregnados daquele machismo infantil de que trabalho em casa é coisa para as mulheres. A família Altimari era constituída de italianos sentimentais, trabalhadores e devotados a uma profissão vencedora, transformada em grife. Seu João era Adhemarista fanático. Para ele, era Deus no céu e Adhemar de Barros na terra. Certa vez, Adhemar de Barros visitou Jales e sabe o nome do hotel onde ficou hospedado? Se responder nenhum, acertou! Assim que desembarcou em Jales, após aquele demorado abraço em João Altimari, foi logo perguntando ao amigo:- Meu patrício João tem uma cama em sua casa para um pobre correligionário do PSP?- É muita honra para mim, Dr.Adhemar, respondeu João Altimari, com os olhos “marejados” de tanto encantamento! Uma vez Adhemar de Barros disse que tinha três paixões em Jales: João Altimari, Sinibaldi (Restaurante Sinibaldi) e João do Carmo Lisboa. Como Vicente também se achava um dos amores do “chefe”, indagou se havia sido deserdado, ouvindo de Adhemar para reparar a gafe que ele, Vicente, não era mais paixão, porque era um casamento definitivo! O Adhemarismo de Seu João Altimari chegava a tal ponto que ninguém conseguia tirá-lo do rádio quando Adhemar estava falando. Era devoção! Seu João deixou a seus filhos o espírito do trabalho, a certeza italiana da vitória e o caminho da cidadania, destacando a importância do associativismo. Sem falar na tecnologia da melhor carne para todos. Toda família Altimari ia aos bailes da Associação. Todos eles dançavam com muita desenvoltura. Os Altimari comeram a terrível poeira da década de 50, mas nunca desistiram de Jales. Quando chegava circo na cidade, os Altimari faziam amizade com as maravilhosas famílias circenses. Mirlei Altimari casou com Dirceu Rezende, grande animador sociocultural da cidade e amigo de Lolô e Mexerica grandes estrelas do Circo Teatro Irmãos Alciate. Apresentação teatral da peça “Eu quero a luz”, com Mirlei Altimari, Dráuzio e Biriba nos papéis principais. Após o encerramento do espetáculo, a plateia aplaudiu, em pé, por vários minutos, a grande emoção transmitida no trabalho daqueles atores.
Que as novas gerações de Altimari não se esqueçam da banqueta de carne de Seu João, fonte primeira e maior da saga Altimari na história de Jales. “Meninos, respeitem o maior açougueiro da história de Jales”. Vocês estão vencendo em várias profissões, mas não podem jamais esquecer que existiu um patriarca nessa família. Vocês estão indo bem, mas ele foi o primeiro, o melhor e base pioneira dessa imensa e importante família jalesense. Dizem que a carne é fraca. Na história da família Altimari o forte é a carne!

  • Celso Maia Altimari((Criador e editor da página Jales Fatos e Fotos)
O autor do artigo Celso Maia Altimari (à direta), com Tito Altimari
(in memória) e o pai Francisco Altimari (Chico)

Comments are closed.