A toxina botulínica é indicada para amenizar linhas de expressão (rugas dinâmicas) e rugas profundas (rugas estáticas). Também é usada para o reposicionamento das sobrancelhas e prevenir o aparecimento de novas rugas. Pode ser utilizada para a transpiração excessiva de axilas, pés e mãos.
A toxina botulínica é uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que em condições apropriadas produz diferentes toxinas, para uso injetável. Em humanos usamos a toxina do subtipo A, que quando inoculado no músculo bloqueia a liberação da acetilcolina, paralisando o mesmo. Foi utilizada pela 1ª vez em macacos, em 1977, para correção do músculo ocular que provoca o estrabismo. Devido ao sucesso do tratamento foi liberado em humanos em 1978.
No Canadá, em 1978, uma dermatologista, esposa de um oftalmologista que estava utilizando a toxina em seus pacientes, observou a expressiva diminuição das rugas nessas pessoas e daí iniciou-se o uso para fins estéticos em todo o mundo.
O tratamento é feito com injeção em quantidade bem pequena no músculo para a paralisação do mesmo. A terapia atual é bem tolerada, feita com uma agulha bem pequena e fina. É um procedimento rápido e com recuperação quase imediata. Os efeitos aparecem após 7 a 14 dias da aplicação, trazendo um ar rejuvenescido, uma face mais descansada e jovem.
Os efeitos colaterais são mínimos e podem permanecer por alguns dias como edema no local da aplicação. Dor de cabeça pode ocorrer com menor frequência. Uma alteração no posicionamento das sobrancelhas e pálpebras pode ocorrer se paralisar de forma irregular os músculos, que será corrigido com algumas ações para acelerar a eliminação da toxina do músculo.
Seu efeito pode durar de 4 a 6 meses, ou mais em algumas pessoas. Quando usamos algumas substâncias associadas, esse efeito pode ser ampliado em tempo.
A reaplicação deve esperar no mínimo 3 meses ou quando acabar o efeito da última aplicação se esta tiver sido mais que 3 meses.
A toxina botulínica é contraindicada em pessoas com alergia aos componentes do produto, doenças neuromusculares em progressão, coagulopatia e doenças imunológicas em atividade e gravidez ou amamentação em andamento.

Dra. Eliane Cervantes
(Médica nutróloga - Clínica Top Body)

Comments are closed.