Os antioxidantes são substâncias que têm a capacidade de proteger as células contra os efeitos dos radicais livres produzidos pelo organismo.
Os radicais livres são moléculas que estão em constante formação no corpo, mas em excesso podem fazer mal. Com isso em grandes quantidades, atacam as células que o organismo não consegue mais se defender, provocando assim um estresse oxidativo.
Para ajudar no combate aos radicais livres é preciso investir na alimentação rica em antioxidantes, encontrados em frutas, legumes e verduras.
Eles também podem favorecer o aumento da imunidade e a prevenção de doenças como artrite reumatoide, alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares e relacionadas ao envelhecimento, como o Alzheimer, entre outras.
Algumas enzimas do nosso corpo são protetoras e combatem a produção excessiva dos radicais livres.
O problema está quando passamos a produzir os radicais livres em excesso, devido a diversos fatores, como exposição excessiva à radiação solar, consumo de álcool e tabaco, poluição ambiental, estresse, ingestão de alimentos não saudáveis e sedentarismo, entre outros.
É aí que entra como suma importância a alimentação. É na dieta rica em produtos naturais, como frutas, verduras e legumes que turbinamos o organismo com os antioxidantes.
Os principais alimentos antioxidantes são:
Vitamina A: espinafre, manga e fígado.
Vitamina E: azeite de oliva, abacate, nozes e outras oleaginosas.
Vitamina C: laranja, limão, caju, acerola e kiwi.
Selênio: castanha-do-pará, feijão, semente de chia, grãos de aveia e cereais integrais.
Beta Caroteno: mamão, abóbora, cenoura, damasco e manga.
Licopeno: tomate, melancia, pimentão, beterraba, goiaba e pitanga.
Resveratrol: mirtilo, uva roxa e cacau.
Quercetina: cebola, maça e cereja.
Antocianinas: amora, uva, framboesa, morango repolho roxo, alface roxa, açaí, jabuticaba e beringela.
A cúrcuma e o alho também são ricos em ação antioxidante.
Esses são os principais antioxidantes que precisam fazer parte da nossa alimentação. Existem outros, mas o fato é que, com um prato bem colorido e composto em sua maioria por vegetais e frutas você consumirá todos os nutrientes necessários para combater os radicais livres e conquistar muito mais saúde.
- Luana da Silva Scuciato (Nutricionista- Clínica Top Body)
- Dra. Eliane Cervantes (Médica nutróloga – Clínica Top Body)