- Leitores
O crescimento de uma cidade, não depende tão somente de ações voltada a segmentos como: saneamento básico, educação, saúde, dentre outros. O olhar das autoridades tem que estar voltado a um olhar periférico, onde possa ver tudo ao redor para compor o crescimento e facilitando a vida de sua população.
Pois bem, na edição desse jornal do dia 12/06 último, deparei-me com um artigo em que dois vereadores estão empenhados na manutenção do Posto da Receita Federal em nossa cidade, que já está com seus dias contados e preparando-se para o encerramento de suas atividades. Muitos de nós, nem se quer damos conta que isso esteja ocorrendo e não damos nenhuma importância. Pois eu digo, que deveríamos sim, dar a devida importância e ficar preocupados com esses acontecimentos, que sem dúvida prejudicará a nossa população, como citaram os edis vereadores em seu Ofício encaminhado ao responsável da Receita Federal para nossa região. Isso ocorrendo, obrigará a população quando necessitar dos serviços desse órgão, se locomoverem a mais ou menos 130 km, até a cidade de Araçatuba.
Louvável até então a atitude dos edis vereadores, mas é preocupante e de se pensar, isso vai colocar na nossa conta, esses deslocamentos irão onerar sem dúvida o orçamento familiar, pois o preço dos combustíveis está com valores altos, e somando-se que a ligação entre Jales e Araçatuba por ação rodoviária é precária, com poucos ônibus de transporte coletivo para a locomoção. Como sempre o povo sofrerá as consequências.
Mas que isso sirva de alerta, e nos motiva a voltar nossos olhos para outros órgãos públicos que ainda não se bandearem para outros municípios. Que os políticos administradores da cidade tanto do Executivo como do Legislativo, fiquem atentos para uma possível perda de outros segmentos públicos e fazerem um trabalho preventivo nessa situação. Não adianta nada se manifestar depois de já sacramentado o fechamento e propor que isso não ocorra. Ora todos nós estamos carécas de saber que o país passa por uma reforma econômica profunda, o governo está contendo despesas e reavendo seus postos de serviços, fazendo dos mesmos junções que venha economizar erários aos cofres públicos. O trabalho preventivo tem que ser tomado, para não cairmos mais nessa situação e pegos de surpresa. Meses atrás tive uma informação que poderíamos perder a Polícia e Justiça Federal, e onde há boatos há fogo, como se diz no popular. Nesse tempo temos que “ficar de olho no peixe e outro no gato” e não bobear, porque senão daqui alguns anos nossa cidade irá depender das cidades vizinhas para concluir seus serviços de ordem estadual e federal. Lamento mais essa situação, e proponho para que o Gestor da cidade e seus vereadores, fiquem atentos e não fiquem esperando deitados em berço esplendido. O mundo mudou, a vida é outra, e o jeito de governar é outro. Temos o dever de acompanhar as mudanças do país e do mundo.
Acorda Jales.
- Osmar Gabriel (Bancário aposentado e corretor de imóveis)