Na matéria de hoje vou colocar a minha visão sobre a origem da grande maioria das doenças, pois há mais de 20 anos estudando nutrologia e com uma ampla experiência clinicando todos os dias, posso dizer que a grande maioria das doenças poderiam ser evitadas se os alimentos tivessem sido escolhidos com a sua verdadeira função, nutrir, manter a homeostase e equilíbrio do corpo humano.
Desde os primórdios da existência humana, assim como todas as espécies, o homem interagiu com a natureza para uma necessidade primaria de sobreviver. A nossa interação com os alimentos era literalmente visceral, somos formados por nutrientes e compostos bioativos presentes nos alimentos fornecidos exclusivamente pela natureza. Mais de 100 trilhões de células existentes no nosso corpo dependem destas substancias para serem formadas e funcionar adequadamente. Até nossos pensamentos dependem dos nutrientes encontrados na natureza e estes são insubstituíveis.
Com a modernidade e a globalização abandonamos nossa relação com os alimentos sob a ótica de nutrir e manter nosso organismo em equilíbrio e saudável. Nosso organismo reconhece todos os nutrientes provenientes da natureza, como as frutas, legumes e proteína animal. Porem quando introduzimos produtos alimentícios produzidos industrialmente (como refrigerantes, salgadinho e farinha de trigo) onde existem moléculas diferentes das existentes na natureza, algumas reações naturais do nosso organismo começam a mudar e trabalhar de forma diferente, dá-se o inicio então a transformações no metabolismo e homeostase do corpo humano iniciando os processos de doenças.
Outro ponto importante nesse processo de evolução é a qualidade dos alimentos hoje fornecidos pela natureza pois a agricultura sofreu grandes transformações com o passar dos anos, o que proporcionou mudanças importantes na qualidade nutricional dos alimentos. Com a produção intensiva houve mudanças na adubação assim como o emprego do uso de agrotóxicos, associado a isso, o esgotamento do solo devido à falta de rotatividade das atividades no mesmo terreno. Portanto os alimentos que antes comíamos e supriam todas as nossas necessidades hoje já não nos garante que tudo será da mesma forma.
Ambas as causas citadas acima fazem com que nosso organismo procure saídas e formas diferentes para sobreviver e são nesses meios alternativos que ocorrem multiplicações celulares indesejadas e se inicia o processo da doença, seja uma inflamação, uma doença crônica ou um tumor.
Acredito que se adotarmos algumas mudanças e retornarmos nossa alimentação do dia a dia como nossos avós comiam, respeitando é claro a quantidade pois hoje somos mais sedentários que antes, teremos um ganho de saúde e qualidade muito expressivo. É simples, vamos comer alimentos que a natureza nos oferece e fazer as suplementações quando necessárias.