A massa muscular é essencial para todas as pessoas, não só pela questão estética, mas principalmente pelo fator saúde e envelhecimento saudável.
Todos nós vamos envelhecer impreterivelmente; e o envelhecimento do organismo está relacionado a muitas mudanças. Dentre essas mudanças está a grande perda de massa muscular após os 40 anos de idade. Essa perda de massa muscular relacionada à idade é chamada sarcopenia (do grego, pobreza de carne), esta perda está ligada principalmente a inatividade física, diminuição dos hormônios e dieta inadequada.
E quando em consulta fazemos a bioimpedância fica nítido o aumento da perda de músculo entre os jovens. Isso se dá principalmente pelos hábitos de vida que vem mudando de forma drástica a cada década, o sedentarismo e a inatividade podemos colocar como a principal causa, seguidas do aumento de peso, desordens hormonais cada vez mais precoce e má alimentação.
Os sintomas da perda de massa muscular são visíveis, desde a redução da circunferência dos membros até a percepção clara da perda da força para se levantar, levantar objetos e fadiga constante.
A perda da massa muscular também acelera outros processos de envelhecimento como a perda de massa óssea, levando até a osteoporose e perda de colágeno seja articular ou da pele.
Para prevenir esses eventos ou retarda-los precisamos adotar medidas drásticas desde a idade adulta, porque uma vez instalada a sarcopenia sua recuperação é mais difícil. Devemos manter uma atividade física muscular com regularidade, uma dieta rica em proteína de alto valor biológico, vitaminas e minerais; assim como manter a homeostase corporal. Dessa forma prevenimos muitas doenças e limitações na terceira idade. Afinal o grande desejo de todos, na verdade, é envelhecer com autonomia da própria vida não é mesmo?!
Hoje existem aparelhos que nos ajudam a recuperar a massa muscular em uma velocidade maior que a musculação e em alguns casos isso se faz necessário. São várias as formas de estimular o músculo por eletroestimulação. Temos as correntes mais antigas como russa e alsie, corrente japonesa e ainda existem as mais modernas como estimulação eletromagnética tesla que te permite até 20.000 contrações em 30 minuto. Esses aparelhos são usados tanto para recuperação de movimentos e condicionamento físico, até fortalecimento de articulações e contorno corporal para fins estéticos.
O segredo está na prevenção.
Dra. Eliane Cervantes
(Médica nutróloga - Clínica Top Body)