Uma das queixas mais trazidas pelos pais e escolas sobre os adolescentes é o uso de eletrônicos e as interações sociais.
As interações sociais ajudam as necessidades básicas serem atingidas e principalmente propicia o desenvolvimento das habilidades sociais (HS) que são importantíssimas na adolescência. Com as HS aprendemos a nos comportar, interagir, ter autocuidado e também desenvolver autoestima e autoconhecimento.
Porém, está tendo um déficit enorme de habilidades sociais, pois os adolescentes estão preferindo a interação online e esse déficit causa dependência da internet. A internet proporciona uma zona de conforto por meio da sensação de anonimato, fazendo com que esses adolescentes possam se expressar livremente, ou até mesmo fingir ser outra pessoa.
Adolescentes dependentes de internet apresentaram maior dificuldade em manifestar comportamentos socialmente habilidosos em relação ao escore total de HS e às classes, autocontrole, assertividade, abordagem afetiva e desenvoltura social.
A internet é muito importante para criar conexões e aprendizado e os adolescentes de hoje já nasceram na era da internet; porém é importante os pais ficarem atentos ao tempo de uso, conteúdo e quando isso prejudica o desenvolvimento do filho.
Amanda Sabatin Nunes
(Especialista Clínica em Psicoterapia Comportamental (ITCR-Campinas) – CRP 136588/6