Em meio a tanta evolução, uma crescente de doenças novas, epidemias, pandemias que mal podemos explicar. Também temos a modernidade e evolução dos estudos na medicina e, eis que surge uma luz para nossa espécie, e de forma incrível, só depende de nós mesmo a mudança e a melhoria da nossa genética.
Calma que eu vou explicar, vamos lá:
Nós nascemos com um DNA e este não tem como ser alterado e ponto final.
Porém, existe a expressão genética, que é a moderna epigenética. Isso significa que podemos mudar a expressão de um gene na nossa vida e na de nossos filhos com nossos hábitos e estilo de vida.
Sim nossos hábitos fazem toda a diferença para nosso futuro genético e de nossos filhos.
Por exemplo, se você tem um gene de diabetes, onde todos seus ascendentes desenvolveram a doença, você pode determinar não trazer essa expressão genética para sua vida e dos seus filhos mudando hábitos. Mesmo com um gene dominante de diabetes, com uma alimentação saudável, atividade física, controle de sono e estresse ocorre a mudança epigenética. E é possível levar a quase zero a chance de desenvolver a doença e essa mudança da expressão genética pode ser passada de pai para filho.
Isso se deve a duas reações no DNA que se chamam mutilação e a ação da histona.
Essas duas reações que por sinal são dependentes da presença de várias vitaminas e aminoácidos provenientes da dieta e também determinada pela quantidade de radicais livres circulantes, são responsáveis por mudar nossa expressão genética e toda nossa trajetória na vida.
Da mesma forma que podemos ter uma mudança positiva na expressão genética, os maus hábitos também podem influenciar negativamente nossos DNA provocando doenças que não estavam programadas como um câncer, uma doença autoimune e até mesmo o autismo e a síndrome de Down.
Está mudança ocorre sem mudar a sequência do nosso DNA, mas apenas o modo dele se comportar.
E é aí que entra a importância do auto cuidado durante toda a vida, quando falo em cuidado, falo de forma ampla, desde alimentação, atividade física até a qualidade de sono, estresse e equilíbrio emocional. Lembrando que saúde é um conjunto que traz bem estar físico e mental.
Apenas dessa forma conseguimos um bom desempenho do nosso DNA para manutenção e multiplicação celular adequada e eficiente por toda a vida. E o que esperamos hoje é ter uma vida mais longa possível sendo o mais jovem possível também.

  • Dra. Eliane Cervantes (Médica nutróloga – Clínica Top Body)

Comments are closed.