O microagulhamento, conhecido também como terapia de indução de colágeno por micro agulhas, é um procedimento estético muito utilizado no tratamento do envelhecimento facial entre outras condições da pele.
Para que essa técnica seja realizada se faz necessário uso de um equipamento chamado Roller ou DermaPen, os quais possuem várias agulhas, por sua vez geram uma leve lesão na epiderme, atingindo em alguns pontos a derme, levando a três fases na pele: fase inflamatória, fase proliferativa e fase de remodelamento.
A quebra da barreira cutânea causa uma inflamação local, recrutando fatores de crescimento e citocinas para a produção de novo colágeno e elastina. Ao rolar ou passar o equipamento sobre a pele, microcanais são abertos facilitando assim uma entrada mais rápida dos ativos na pele.
Quando se fala em envelhecimento facial, o microagulhamento pode apresentar como benefícios a redução de rugas e linhas de expressões, redução de cicatrizes de acne pois promove a renovação celular e regeneração da pele, diminuição de poros dilatados resultando em uma aparência mais refinada da pele. Atua também melhorando a textura da pele tornando-a mais uniforme e estimulando a absorção de produtos tópicos permitindo que eles penetrem mais profundamente na pele e sejam mais eficazes.
Durante a sessão de microagulhamento aplicamos produtos tópicos ricos em nutrientes, vitaminas ou fatores de crescimento para melhorar o resultado e ajudar na regeneração da pele.
Após o procedimento é normal que a pele apresente uma leve descamação e demais sintomas como vermelhidão, ardência e sensibilidade a temperatura. São necessários alguns cuidados para alcançar excelência no resultado, como por exemplo evitar exposição direta ao sol por alguns dias, usar protetor solar após 12h do procedimento e manter a pele sempre bem hidratada.
É de extrema importância ressaltar que o número de sessões necessárias e os resultados obtidos podem variar de pessoa para pessoa por isso o procedimento deve ser realizado por um profissional qualificado que avaliará suas necessidades individuais e fornecerá orientações adequadas para o seu caso.
Como contraindicações têm-se: câncer de pele, ceratose solar, verrugas, infecções de pele, pacientes em uso de anticoagulantes, quimioterapia, radioterapia, diabetes mellitus não controlada, rosácea e acne nas fases ativas, uso de isotretinoína oral com pausa menor de seis meses e pele queimada de sol.
• Gabriela Fante Zanetoni (Farmacêutica – Clinica Top Body
• Dra. Eliane Cervantes (Médica Nutróloga – Clínica Top Body)