Muitos passam a vida lutando com o terrível acúmulo de gordura abdominal. Mas porque essa gordura se acúmulo preferencialmente nesse loca em grande parte das pessoas e quando emagrecemos é a última a ser eliminada e quando é.
O depósito de gordura depende da alimentação, quando a dieta está inadequada ou exagerada para a necessidade calórica do organismo, o acúmulo vem.
Tem vários fatores que vão determinar onde será esse acúmulo de gordura. Existe os fatores genéticos e sexuais que são inevitáveis quando se acumula a gordura abdominal. Porém outros fatores como hormonais, postura, qualidade dos alimentos são possíveis de serem modificados.
Por exemplo pessoas que ficam muito sentada ou com postura inadequada projetando o abdome para frente aumentando o volume da região com depósito de gordura. Pessoas que comem grandes quantidades de alimentos noturnos, aumentam a produção de insulina noturna, que por sua vez aumenta a gordura abdominal e principalmente a terrível gordura visceral ou esteatose hepática.
Está gordura quando instalada no abdome é mais difícil de ser eliminada por estar relacionada com vários fatores metabólicas e hormonais.
O ideal é não deixar ela se instalar, tendo bons hábitos alimentares, ingesta reduzida de calorias após as18h e atividade física.
Dra. Eliane Cervantes (Médica nutróloga – Clínica Top Body)