O ácido ascórbico, também conhecido como vitamina C, é fundamental para o nosso organismo e seus benefícios vão muito além de reforçar o sistema imunológico.
É um antioxidante que ajuda na proteção das células contra os radicais livres (moléculas que podem favorecer o surgimento de algumas doenças, e o envelhecimento precoce). Além disso, a vitamina C, é necessária para a formação de vasos sanguíneos, músculo, cartilagem, colágeno dos ossos e para o processo de cura do nosso corpo.
Ao se falar em gripe e resfriado comum, existem estudos que apontam que por reforçar o sistema imunológico a vitamina C pode ajudar a impedir a instalação do vírus no nosso organismo, desde que seja suplementada diariamente nas quantidades adequadas. Segundo recomendações dos Institutos Nacionais de Saúde, a quantidade adequada de doses diárias para se consumir é de 90mg para homens e 75mg para mulheres.
O fortalecimento da imunidade com a ingestão de ácido ascórbico ocorre devido ao aumento da produção de leucócitos, os famosos glóbulos brancos, que atuam na defesa do organismo contra agentes externos, como vírus e bactérias.
Quando o assunto é saúde da pele, os benéficos da vitamina C são muitos, principalmente por sua ação antioxidante que atua no combate de radicais livres, como já dito no início. Assim, ela evita o envelhecimento precoce, causado pelo surgimento de linhas de expressões.
Por estimular a produção de colágeno, além do combate ao aparecimento de rugas, ela também recupera a elasticidade e rejuvenesce a pele.
Como forma de potencializar seus efeitos, a associação de vitamina C com a técnica de microagulhamento tem se mostrado muito eficaz por apresentar propriedades importantes para o processo de cicatrização. Essa associação auxilia na redução da melanogênese, na síntese de colágeno e na ação antioxidante, prevenindo e revertendo o envelhecimento cutâneo.
Gabriela Fante Zantoni (Farmacêutica; Pós-Graduanda em Dermoestética Avançada – Clinica Top Body)
Dra. Eliane Cervantes (Médica nutróloga - Clínica Top Body)