O Instituto de Cancerologia de Votuporanga -ICV, realizará a primeira corrida e caminhada em prevenção ao Câncer que acontecerá dia 25 de junho, domingo. Evento este que contará com a presença da sociedade civil ,entusiastas do esporte e o mais importante ,nossos queridos pacientes e seus familiares .
O câncer é uma das principais causas de morte e uma barreira importante para o aumento da expectativa de vida em todos os países do mundo. De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, o câncer é a primeira ou segunda principal causa de morte antes dos 70 anos em 112 de 183 países. ‘As estimativas de novos casos no mundo em 2020 foi de 19.292.789 (Dados da OMS).
Para o Brasil, a estimativa para o triênio de 2023 a 2025 aponta que ocorrerão 704 mil casos novos de câncer (Segundo Instituto Nacional de Câncer -INCA).
Diante deste cenário, costumo sempre falar que: É muito mais fácil prevenir do que tratar o câncer
. E se falando de prevenção :é possível modificar a possiblidade de uma pessoa desenvolver câncer? Sim. A exposição a alguns fatores de risco – justamente os de maior impacto – pode ser modificada.
Dentre os diversos fatores de risco classificados como modificáveis, são: uso de tabaco e álcool, hábitos alimentares inadequados, agentes infecciosos, radiação ultravioleta, exposições ocupacionais, poluição ambiental, radiação ionizante, alimentos contaminados, obesidade e situação socioeconômica, destacaremos aqui a inatividade física e comportamento sedentário. A inatividade física e os comportamentos sedentários aumentam o risco de mortalidade por câncer
No início dos anos 1980 foi publicado um dos primeiros estudos epidemiológicos sobre a associação entre baixos níveis de atividade física e maior risco de câncer (GARRABRANT et al., 1984). Nesse contexto, a prevenção primária é uma forma particularmente eficaz de controlar a doença, uma vez que até 50% dos cânceres são evitáveis por meio da prevenção (VINEIS; WILD, 2014).
Sabemos que a atividade física é um componente-chave dos esforços de prevenção e controle de câncer em toda a popula¬ção, além disso ser fisicamente ativo protege contra ganho de peso, sobrepeso e obesidade que não estão só relacionados a vários tipos de câncer como também a outras doenças; como as doenças cardiovasculares (Explica o Oncologista)
Desta forma, complemento, que a prevenção do câncer depende de medidas para reduzir ou evitar a exposição aos seus fatores de risco, sendo assim o nível mais abrangente das ações de controle da doença.
Dr. Hamilton Zúniga (É médico oncologista e Diretor clínico do Instituto de Cancerologia em Votuporanga -ICV. Com atendimento em Jales na unidade da Clínica de Ortopedia e Especialidades, localizada na Rua 14, n°2065)