Sobre o envelhecimento não temos como fugir, o nosso corpo com o passar do tempo perde algumas funções, desacelera alguns processos e toda restauração da pele e colágeno que ocorre com velocidade e competência na idade mais jovem deixa de ocorrer com tanta eficiência.
Sobre a pele especificamente, existe algumas peculiaridades que podemos cuidar com mais detalhes. Bem sei que a saúde como um todo é de extrema importância, porém hoje vou falar aqui da saúde da pele e aparência, que é tão importante quanto nosso organismo inteiro, pois beleza e autoestima estão diretamente relacionadas com saúde mental e bem-estar (salve aqui exceções de distorção de imagem e exageros).
A pele pode envelhecer mais rápido que o restante do corpo, pois está diretamente exposta a muitos agressores externos do ambiente. Nossa pele sofre diretamente com a perda de plasticidade devido à queda dos hormônios e enzimas e com a produção excessiva de radicais livre.
Na derme, a camada mais profunda da pele temos receptores hormonais; de hormônios androgênicos, estrógenos, progesterona, GH e IGF1, resumidamente após os 35 a 40 anos de idade quando nossa produção hormonal fica reduzida, também existe a falta desses hormônios na pele. E essa falta confere à pele menos elasticidade e perda da MEC (matriz extra celular), que é o tecido que dá volume à pele. Essa é uma das causas que faz com que o envelhecimento traga o aspecto de face caída, olheiras fundas e perda do contorno do rosto.
Quanto às agressões externas como poluentes, radiação, gases atmosféricos, fumo, álcool, alimentação inflamatória e deficiência de nutrientes são causas de um envelhecimento mais acelerado ainda, pois esses fatores promovem uma reação na pele chamada de reação Redox, que resumidamente é a produção de radicais livres locais (em todas as camadas da pele, camada córnea, epiderme e derme).
Aí você me pergunta, o que eu posso fazer para retardar esse processo ou prevenir?
Sim, podemos sim melhorar esse funcionamento e retardar esse processo de envelhecimento.
Primeiramente, prevenir é o melhor a se fazer, lembrando que o processo é permanente e progressivo e vai acontecer com todos, manter a produção de colágeno e neutralizar radicais livres é o objetivo.
Manter em dia o controle hormonal é essencial, gastar com cremes e procedimentos estéticos e não ter os hormônios é como construir um muro só com tijolos, não se sustenta. Dar todos os nutrientes necessário para produção do colágeno é tão importante quanto os hormônios, dentre muitos nutrientes essenciais à pele. Sito aqui os de maior relevância, selênio, vitC , vitE, aminoácidos, silício, complexo B e ÁGUA.
Para neutralizar o efeito Redox (radicais livres) podemos contar com ac. Alfa lipóico, melatonina, alfa tocoferol e vitC dentre outros.
Os procedimentos estéticos são de extrema valia e sim recuperam a aparência e a jovialidade da pele, porém o cuidado para manter o controle do envelhecimento desacelerado depende de rotina, bons hábitos e uso de suplementos adequados e individualizados.
Busque sempre sua melhor versão!

Dra. Eliane Cervantes
(Médica nutróloga – Clínica

Top Body)

Comments are closed.