Para se ter uma pele bonita é necessário ter saúde celular.
Não são raras as vezes que me deparo com pacientes e clientes com grande insatisfação após procedimentos estéticos, com resultados menores que o esperado. E muitas vezes o próprio profissional se surpreende com resultados tão ruins.
Isso porque a saúde e aparência da pele é um reflexo da saúde celular.
Mas o que isso significa? Eu vou explicar alguns exemplos, mas só alguns porque são muitos e daria um livro.
Por exemplo o melasma, as manchas na pele. Ela é consequência de uma instabilidade nos melanocitos, desequilíbrio na produção de interleucinas inflamatórias, resposta histaminica e deficiência de glutationa, antioxidante produzido pelo fígado. Ou seja, se você tem excesso de estresse, organismo inflamado ou o fígado intoxicado, pode gastar milhões no melasma que ele vai melhorar superficialmente e depois retorna da mesma forma ou pior. Isso porque a causa não é o sol simplesmente é sim o metabolismo que está desestabilizando os melanocitos e isso é simplesmente fisiologia humana, bioquímica, não é segredo ou mistério. As desordens hormonais também mancham a pele, principalmente a predominância estrogênica.
Outro exemplo é a flacidez de pele, você pode gastar milhões em bioestimuladores, biomoduladores, bioregeneradores, preenchedores, etc… Se o seu organismo estiver destruindo colágeno vai tudo por ralo abaixo. E o que nos faz destruir colágeno? Alimentação com excesso de açúcares por exemplo, o açúcar sequestra a proteína que seria usada na formação de colágeno. As deficiências nutricionais de vitaminas, minerais, aminoácidos e água também reduzem drasticamente os resultados dos procedimentos estéticos, assim como alterações do fígado e intestino prejudicam e muito a produção de colágeno.
Sobre a celulite ficaríamos horas aqui, talvez a situação estética que mais sofre interferência das alterações metabólicas para que se tenha um resultado satisfatório.
A celulite sofre a influência direta da má alimentação, da intoxicação hepática que hoje é predominante em grande parte da população, da inflamação generalizada do corpo, que interferem diretamente na má circulação e retenção hídrica, que associadas a toxicidade presente formam as temidas celulites, tecnicamente a distrofia ginoide.
Por essas e muitas outras situações que cada dia mais observo pouco resultado em procedimentos estéticos realizados por pacientes e clientes que chegam até mim.
A melhora precisa acontecer de dentro p fora para que o corpo responda de forma eficiente aos procedimentos estéticos.
Dra. Eliane Cervantes (Médica nutróloga – Clínica Top Body)