Aproveitando que hoje é dia das mães, vou responder, ou melhor, desmistificar o fato de que tudo é culpa da mãe.
Nós vemos em Psicologia, principalmente na Psicanálise, como a mãe tem um papel muito importante na vida de um filho, afinal, é a figura da mãe que o bebê tem seu primeiro contato e nisso cabe uma série de coisas, como toque, cheiro, olhar, afeto, amamentação (peito ou mamadeira), ou seja, a mãe “querendo ou não” desempenha uma função decisiva na vida de um filho.
Mas, dizer que tudo é culpa da mãe é um exagero e desconsideração pelo ambiente (pai, família, cuidadores, comunidade, escola) e também, desconsidera-se a própria natureza da criança, pois cada indivíduo já nasce com as suas particularidades.
Estou lendo um livro em que o autor, de uma forma bem leve e até humorada, tira o peso das costas da mãe e diz que cada um tem que se responsabilizar pelo que faz e parar de colocar a culpa na mãe, pois colocar a culpa nela é colocar a culpa em algo que está fora de mim e aí eu não assumo a minha parte, minha responsabilidade. A mãe já fez bastante coisa em educar, cuidar, dar comida, agora temos que agradecer e seguir em frente.
A mensagem que eu quero deixar para todas as mamães é que nós fazemos aquilo que damos conta e está tudo bem não dar conta de tudo todos os dias. Não somos perfeitas, mas queremos ser, nos culpamos quando temos que deixar nossos filhos para ir trabalhar, ou então, quando perdemos a paciência com eles.
Temos uma grande importância na vida deles sim, mas que tentemos nos livrar da culpa para sermos a mãe que conseguimos ser, tornando a maternidade um pouquinho mais leve e quem sabe, um dia, sem tanta cobrança interna e externa.
PARABÉNS MAMÃES!

Mande sua pergunta para o e-mail [email protected] ou então para o Instagram @psicologajessicaamadeu.

Jéssica Amadeu de
Freitas
Psicóloga clínica na abordagem psicanalítica.
CRP 06/118656
Cel (17) 99616-1564

Comments are closed.