A coenzima Q10 está presente na natureza e é produzida por nosso corpo. Descoberta em 1957 também conhecida como ubiquinona está sendo vastamente estudada devido a importância da sua função no corpo humano.
Presente em praticamente todas as células do nosso organismo está presente em funções vitais armazenada na mitocôndria celular.
E é na mitocôndria que ela desempenha seu principal papel, que é gerar energia. Está envolvido na produção de ATP (energia). O ATP é usado como energia para todas as funções celulares.
A coenzima Q10 também é uma potente antioxidante e protege as células dos danos dos Radicais livres.
Devido a sua ação muitos estudos correlacionam a carência da Coenzima Q 10 a presença de doenças crônicas.
A deficiência ocorre naturalmente com a idade, sua produção passa a ser ineficiente sendo necessária a suplementação, além da idade a falta de vitamina B6 e uso de alguns medicamentos como as estáticas podem prejudicar a produção natural e pelo organismo.
A deficiência da coenzima Q10 se apresenta principalmente pela falta de energia, fraqueza nas pernas, perda de massa muscular e problemas cardiovasculares.
Alguns alimentos como miúdos de animais salmão, sardinha, brócolis, couve tem coenzima Q10 na sua composição, porém a sua absorção é prejudicada por ser uma substancia lipossolúvel. Nos casos mais severos se faz necessário sua reposição por via injetável intramuscular.

  • Dra. Eliane Cervantes (Médica nutróloga – Clínica Top Body)

Comments are closed.