O aumento desta queixa em consultórios médicos e até nas rodas de conversa entre amigos impressionam até especialistas na área.
Observamos que cada vez mais os pacientes relatam queixa de esquecimento e pior, cada vez com menos idade as pessoas apresentam esses sintomas.
A periodicidade com que ocorre o esquecimento e o momento determinam a gravidade do problema. Também quando há comprometimento da rotina do dia a dia com a queda do rendimento de trabalho. Nesse caso a ajuda de um profissional é essencial.
Causas: As principais causas de esquecimento e lapsos de memória são.
- Estresse e ansiedade
- Depressão
- TDAH – transtorno déficit de atenção e hiperatividade.
- Insônia ou privação do sono.
- Medicamentos.
- Déficit nutricional ou má alimentação
A dieta rica em gordura saturada, açucares refinados e aditivos químicos interferem diretamente na saúde mental assim como deficiência de vitaminas.
Por exemplo, a gordura saturada aumenta o deposito de placas de gordura nas artérias limitando a circulação.
Alimentos inflamatórios mantém um padrão inflamatório cerebral elevado prejudicando o funcionamento dos neurotransmissores e a produção dos mesmos.
Também vão prejudicar a produção e funcionamento dos neurotransmissores a deficiência de substâncias essenciais como a colina, ômega 3, vitamina do complexo B, vitamina E, selênio. Qualquer uma dessas deficiências prejudicam diretamente o bom desempenho cerebral.
Dra. Eliane Cervantes (Médica nutróloga – Clínica Top Body)