No mês de agosto, a Igreja nos propõe meditar sobre as vocações. As vocações são muito importantes para viver uma vida cristã e na fé, é preciso muito discernimento e ter a certeza que cada um é chamado por Deus a uma missão.
Os profetas iniciam sua missão a partir de uma vocação, é o próprio Deus quem os chama: é o caso de Moisés, Isaías, Jeremias e Amós. Deus os chama para sair em missão. Todos esses profetas servem de modelo para cada um de nós cristãos, seguidores de Cristo, eles são fonte de inspiração, nos ajuda a dizer o nosso SIM a Deus, que nos chama através de sua palavra.
“Antes de formar você no ventre da sua mãe, eu o conheci!” (Jr 1,5). Somos filhos e filhas de um Deus que nos quis e a todo instante nos chama. A vida é o primeiro chamado que Deus nos faz, e o Papa Francisco nos fala que “fomos concebidos no coração de Deus e, por isso, cada um de nós é o fruto de um pensamento de Deus. Cada um de nós é querido, cada um de nós é amado, cada um é necessário” (Laudato si 65).
O Senhor nos consagrou. Consagrar significa escolher, separar. Desde o começo Deus nos separou para Ele, para sairmos em missão, basta-nos dizer SIM, a nós cabe somente a resposta. Nos consagramos a Deus, mas para que? “Para fazer você profeta das nações” (Jr 1,5). Fomos e somos consagrados para sair em missão. Como cristãos em saída, partilhamos da mesma unção de Cristo, na qual somos preparados como profetas, sacerdotes e reis.
Fiquemos atentos diante do chamado de Deus para com cada um de nós, pois Jeremias disse ao Senhor que não sabia falar, tentou fugir porque era jovem. Muitas vezes fugimos dos chamados que Deus nos faz, por medo, por insegurança de abraçar a sua cruz e segui-lo (cf Mt 16,24).
Por fim, encerrando o mês vocacional, no qual rezamos por tantas vocações, e isso é celebrar a vida, a fim de nos conduzir para uma vida querida por Ele para cada um de nós, a vida em abundância (cf. Jo 10,10). Continuemos a rezar pelas vocações, ninguém está excluído da vocação, todos somos chamados a responder a Deus. Nunca estamos sozinhos, Deus não nos dá a missão e nos abandona, Ele fica conosco: “EU ESTOU CONTIGO! ”(cf Is 41,10).
Bruno da Cruz Morais
(Seminarista do 3 º ano de Filosofia da Diocese de Jales)