Após a reestruturação do atendimento de síndromes gripais na rede de atenção básica nas unidades de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde também realizou mudanças nos locais de vacinação contra a Covid-19.
Desde de segunda-feira, dia 10 de janeiro, das 8 às 16 horas, a imunização está acontecendo nas seguintes unidades de saúde: Núcleo Central de Saúde (Jardim Monterey); ESF Setuo Suetugo (São Jorge); ESF Dra. Zilda Arns Neumann (Novo Mundo); ESF Shigueru Kitayama (Roque Viola) e ESF Dr. Getúlio de Carvalho (Arapuã).
Além desses locais, a Prefeitura de Jales ainda continua com o Plantão de Vacinação. Em cada dia da semana, uma unidade segue atendendo em horário estendido, das 8 às 19 horas, sendo elas: ESF Dr. Getúlio de Carvalho, no Jardim Arapuã (todas as segundas-feiras); ESF Dr. Shiguero Kitayama, no Roque Viola (todas as terças-feiras), ESF Setuo Suetugo, no Jardim São Jorge (todas as quartas-feiras) e no Núcleo Central de Saúde (todas as quintas-feiras).


AGILIZAÇÃO
Conforme informou a secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, os munícipes não precisam fazer agendamento para tomar as vacinas, basta apresentar o cartão de vacinação, CPF e comprovante de residência.
“Essas mudanças no atendimento da rede de saúde começaram após o aumento de casos. Além da ESF Honório Amadeu, conhecida como Uniamérica, na Avenida da Integração, onde funciona o chamado “Covidário”, mais três unidades de saúde, a ESF Ozil Joaquim Rezende (Jardim Municipal), a ESF Dr. Francisco Xavier Rego (Jardim Paraíso) e a ESF Luis Ernesto Sandi Mori (JACB) estão fazendo o atendimento de toda a demanda de casos suspeitos ou confirmados para a Covid-19, compreendendo desde o acolhimento até a coleta do material para o diagnóstico”, explicou a secretária.
Ainda de acordo com Nilva, nestas três unidades o paciente que passar por consulta já pode se dirigir ao espaço da farmácia e retirar o medicamento que foi receitado pelo médico. “Com isso vamos diminuir o contágio, já que não teremos atendimento de rotina nessas unidades. Separando o atendimento, vamos conseguir diminuir o risco de contágio e ofertar melhor assistência aos pacientes”, ressaltou.


AGENDAMENTO
A secretária de Saúde faz um alerta para que a população agende as consultas e que procure as unidades de atendimentos de rotina somente em caso de extrema necessidade para evitar aglomerações. Além disso, ela enfatiza para que a população inicie ou dê continuidade ao processo de imunização contra Covid-19 e permaneça com as medidas sanitárias.

Comments are closed.