jornaldejales@melfinet.com.br
17 3632-1330

Você é um agregado?

“É claro que isso não acontece na sua família, nem na minha, mas os que vêm de fora e passam a fazer parte de algumas rotinas das famílias são quase sempre considerados seres inferiores ao clã.”
25 de julho de 2016
Luiza Elizabeth da Silva
Agregado é um adjetivo que classifica algo ou alguém que foi adicionado, aglomerado, associado ou anexado. Algumas vezes indica que uma pessoa apesar de não fazer parte de uma família,participa de suas rotinas.o namorado de sua filha pode ser um agregado,por exemplo.Geralmente os agregados não são consangüíneos mas nem por isso são tratados como simples amigos.
De orelhas em pé ouvi hoje uma conversas entre duas agregadas de uma determinada família e o que me chamou a atenção foi quando uma delas desabafou: “Detesto quando ela me chama de agregada!” Agregada o cacete. Na hora que eu ajudei o irmão dela a ficar rico ela não lembrou que eu era agregada. Na hora de tirar a foto vem com essa:- Primeiro, só os irmãos, depois os agregados!”E por aí foi a conversa...
É claro que isso não acontece na sua família, nem na minha, mas os que vêm de fora e passam a fazer parte de algumas rotinas das famílias são quase sempre considerados seres inferiores ao clã. Geralmente são considerados oportunistas ou não são bonitos e ricos o suficiente para integrar aquela família.Quando se trata de mulher os comentários são mais maldosos ainda.Costumam fofocar entre eles que a mulher que o fulano escolheu é vagabunda, drogada, chifra o coitado que é tão bonzinho e inteligente  e que , a outra, escolhida ,  anterior à essa foi responsável pelo citado homem ter perdido o tino, e virado um babaca .
Tudo maldade! Principalmente quando se trata de cunhados e cunhadas cujo substantivo começa com cu e não é toa. Cunhado sempre foi motivo de chacota principalmente quando é pobre.Principalmente quando aparece pro churrasco de domingo e não leva a cerveja.E se a cunhada ,coitada chega bem na hora do jantar, não ajuda a por a mesa, leva um prato de arroz com passas ou então não ajuda a lavar a louça no final da noite.Com certeza esta Cunhada será o assunto predileto na próxima reunião da família sem os agregados.
Mas família é assim mesmo. Eu mesma sou uma agregada mal falada, pouco ligo para isso pois também considero alguns agregados da minha família dignos da sílaba pela qual os chamam.E em muitos casos é verdade sim que são folgados , interesseiros e desagregam a família quando deveria ser o contrário.Da mesma forma existem clãs que se consideram os reis da cocada preta  e passam a impressão que são fidalgos de sangue azul sendo uma honra para o agregado passar a fazer parte do clubinho fechado.Eca!

Luiza Elizabeth da Silva
(especialização em Recursos Humanos e 
Gestão de Pessoas)
e-mail: luizaeli@gmail.com
www.luizacabecafeita.com.br